Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Corrida para repor médicos cubanos

O Dia / País

17/11/2018


Ministério da Saúde quer médicos formados com Fies no 'Mais Médicos'

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse ontem que o governo vai trabalhar "de forma emergencial" para tentar repor os médicos cubanos que deixarão o programa 'Mais Médicos' nos próximos dias, o que pode deixar cerca de 28 milhões de pessoas sem assistência médica.

O ministério deve lançar na semana que vem o edital para preencher as vagas do programa. "Talvez na segunda ou na terça-feira, (vamos lançar) um edital que convoca os médicos brasileiros com CRM do aqui Brasil e na sequência nós devemos chamar também médicos brasileiros que tenham se formado no exterior", disse o ministro em São José dos Campos (SP). Segundo Occhi, no edital de 2017, houve mais de 20 mil brasileiros inscritos, mas como muitos não se interessaram por ocupar postos em locais distantes de grandes centros, os estrangeiros foram convocados. Hoje, 8,3 mil cubanos participam do programa.

"Estamos trabalhando de forma emergencial para que, na medida que o médico cubano saia, a gente tenha profissionais brasileiros", afirmou Occhi, que pretende se reunir na semana que vem com a equipe de transição para discutir o assunto. Uma das propostas é convocar profissionais iniciantes formados pelo Financiamento Estudantil (Fies). "Temos profissionais formados com o Fies. Estamos trabalhando com alternativas para levar à equipe de transição", disse.