Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Agentes de Saúde batem à porta de pacientes

Extra / Mais Baixada

16/11/2018


Agentes das Clínicas das Famílias de Nova Iguaçu vão até mulheres que sofrem de câncer e as ajudam no tratamento da doença

Desde outubro de 2017, 135 mulheres descobriram que estavam com câncer devido ao programa da Prefeitura de Nova Iguaçu. Quando descoberto precocemente, o câncer de mama tem até 95% de chances de cura, diz secretário.

As mulheres com câncer em Nova Iguaçu têm um importante aliado: agentes das Clínicas da Família.Para garantir que mulheres com diagnóstico da doença iniciem o quanto antes o tratamento, a prefeitura está indo atrás das pacientes que fazem o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cujo o resultado aponta alterações. Com isso, o município põe em prática a “Lei dos 60 dias,” que garante o direito de homens e mulheres com câncer de mama de iniciarem o tratamento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em até 60 dias.

Desde outubro do ano passado, 135 mulheres descobriram a doença através desta busca ativa. A dona de casa, Valdeci Araújo dos Santos, de 71 anos, é uma delas. O segundo câncer de mama foi descoberto no mês passado, após receber a visita de um agente de saúde da saúde da Clínica da Família de Corumbá, bairro onde mora.

— Em 2010 precisei fazer a mastectomia (retirada da mama) no lado esquerdo. Receber o diagnóstico novamente desta doença foi um susto. Quando bateram na minha porta falando que o exame apresentou alterações, e seria preciso realizar uma ultrassonografia, revivi todo aquele pesadelo. Quando se recebe uma notícia como esta, inicia-se uma corrida contra o tempo. No meu caso, eles me procuraram antes da data marcada para entrega do resultado. A busca atrás de pacientes com o mesmo diagnóstico na mamografia é uma iniciativa essencial e que salva vidas — afirma.

A cada 15 dias, todas as mamografias feitas pelo SUS em Nova Iguaçu são analisadas pela Secretaria municipal de Saúde, que, ao detectar o problema, aciona o agente de saúde do bairro onde a pessoa mora para que seja iniciada a busca. A ideia é detectar não somente as que não vão buscar o resultado, como também, antecipar o início do tratamento de todas nas quais o exame aponta indícios da doença.

Desde outubro de 2017, 135 mulheres descobriram que estavam com câncer