Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Idade do pai influencia na saúde do bebê, diz estudo

Extra / Bem viver

16/11/2018


Filhos de homens com mais de 45 anos têm maior risco de nascer prematuramente

Muitos se preocupam apenas com a idade da mulher quando é manifestada a vontade de ter um filho. A recomendação é que elas engravidem até os 35 anos, para diminuir os riscos da gestação. Mas um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revelou que a idade paterna também pode interferir no tempo gestacional, aumentando a probabilidade de parto prematuro, além de comprometer a saúde do recém-nascido.

— Com o envelhecimento, as células reprodutivas começam a se dividir de forma errada, dando origem a células aneuploides, ou seja, faltando um cromossoma ou tendo um a mais. Quando ocorre o encontro entre óvulo e espermatozoide, essa célula aneuploide vai dar origem a um embrião aneuploide, que caso venha a nascer pode vir com uma síndrome genética — explica Maria Cecília Erthal, especialista em reprodução humana assistida e diretora-médica do Vida Centro de Fertilidade.

O estudo indica que crianças de pais com mais de 45 anos têm 14% mais chances de nascer prematuramente e 14% mais risco de nascer com baixo peso.

— Homens muito mais velhos poderiam fazer alguns testes antes de pensarem ser pais, como um espermograma e uma fragmentação do DNA do espermatozoide — indica Marcio Coslovsky, diretor na Clínica Primordia.

Mas a idade da mãe ainda é a que mais influencia na saúde do bebê.

Temos hoje na literatura mundial evidências robustas de que a causa principal das alterações genéticas no embrião ou bebê tem relação com a idade da gestante — afirma Luiz Fernando Dale, especialista em medicina reprodutiva.