Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Saída de cubanos começa no dia 25

Extra / País

16/11/2018


Com a decisão do governo de Cuba de sair do programa Mais Médicos, moradores de 1.575 municípios brasileiros participantes que dependem exclusivamente de profissionais cubanos serão afetados. Nessa lista, há 49 cidades no estado do Rio de Janeiro.

Por todo o país, mais de 20 milhões de pessoas poderão ficar temporariamente sem assistência básica de saúde, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade usa dados da Organização PanAmericana de Saúde ( Opas ) para estimar a cobertura médica nas cidades afetadas.

Em dez dias, a primeira leva de médicos já começa a deixar o país. O governo de Cuba quer retirar todos os profissionais até o Natal. A informação foi transmitida ao Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, em reunião ontem na embaixada de Cuba.

Segundo o presidente da entidade, Mauro Junqueira, o representante do governo cubano afirmou que a decisão é irrevogável e que o caso está sendo conduzido diretamente pelo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

— A partir do dia 25, segundo informaram, já haverá um voo diário, providenciado pelo governo cubano, para levar os médicos —disse Junqueira.

Em nota divulgada ontem, a CNM diz que o anúncio do governo cubano de rescindira parceria “aflige” prefeitos que fazem parte da confederação. Para a entidade, a situação é de extrema preocupação, podendo levara“estado de calamidade pública, e exige superação em curto prazo ”.

Cuba decidiu deixar o programa após o presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmar que modificaria os termos de colaboração com o país caribenho, o que incluiria a aplicação de teste para medira capacidade dos profissionais e ades tinação do salário integra laos estão no Brasil.