Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Saúde é o tema que mais influencia eleitor do Rio

O Globo / País

21/09/2018


Área foi citada como prioridade por 44% do eleitorado, segundo a última pesquisa Ibope. Tema é mais relevante para população de baixa renda. Em seguida, aparecem Educação, com 21% e Segurança Pública, com 18%

Do conjunto de eleitores do Estado do Rio, 44% consideram que os candidatos a governador devem priorizar a apresentação de propostas para a Saúde, segundo a última pesquisa Ibope. O setor, de acordo com esta parcela do eleitorado, é o mais relevante para a definição do voto na eleição para o Palácio Guanabara. Os 44% representam mais do que o dobro da segunda área citada pelos eleitores, que foi a Educação, com 21%. Tema bastante explorado pelos candidatos, a Segurança Pública aparece em terceiro lugar, com 18%.

A pergunta feita pelo instituto foi a seguinte: “Durante a corrida eleitoral, os candidatos apresentam propostas ligadas a diversas áreas. Qual destas áreas deve ser a prioridade nas propostas de campanha para a escolha do seu candidato ao governo do Rio de Janeiro?”.

Os recortes do levantamento mostram que a Saúde é escolhida como prioridade mais por mulheres do que homens — 49% contra 38%. A citação ao tema também vai diminuindo conforme a escolaridade do eleitor vai aumentando: 53% entre os que cursaram no máximo até a 4ª série do ensino fundamental; 50% entre quem fez da 5ª a 8ª série do ensino fundamental; 46% para quem chegou ao ensino médio; 28% entre os eleitores com curso superior. E quanto maior é a renda mensal familiar, menos frequente é a citação à saúde: 54% na faixa até um salário mínimo; 47% no recorte entre um e dois salários; 41% entre os eleitores que recebem entre dois e cinco salários; e 31% no estrato que recebe mais de cinco salários mínimos.

Em relação à Segurança Pública, a situação é inversa: quanto mais escolarizado e rico, maior é a preocupação. O tema é citado como prioritário por 11% dos eleitores que cursaram no máximo até a 4ª série do ensino fundamental; 13% entre quem fez da 5ª a 8ª série do ensino fundamental; 18% para quem cursou o ensino médio; e 27% entre os que concluíram o ensino superior. No recorte por renda, 12% dos eleitores que recebem até um salário mínimo por mês citaram a segurança como prioridade; o índice foi de 15% na faixa de um a dois salários; 20% entre os que recebem de dois a cinco salários; e 28% dos que ganham acima de cinco salários.

 

PACIENTES SE QUEIXAM

A auxiliar de serviços gerais Aline Araújo, que buscava atendimento ontem no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha Circular, reclamou do atendimento.

— Não tem ortopedista nem maqueiro aqui. Todo mundo está reclamando, é um problema que precisa ser resolvido. Eu torci o pé direito no trabalho, e eu trabalho em pé. Agora, mancando, com o pé torcido, terei que ir a Deodoro tentar o atestado.

Para Márcio José Vinícius de Souza, que está desempregado, “os discursos dos políticos não correspondem à realidade”.

—Ninguém faz o que promete. A gente sabe como é, tudo é preocupante. Os políticos deveriam cumprir o que prometem. A gente necessita de mais hospitais, melhora na área de emergência, que é sempre precária, tem poucos ortopedistas. Há muito a ser feito pelo próximo governador, seja ele quem for.

Na mesma pesquisa Ibope, o combate à corrupção foi citado como prioridade por 7% dos eleitores, enquanto a geração de empregos foi mencionada por 4%, e o combate às drogas, por 2%. Habitação/moradia, assistência social e saneamento básico foram escolhidos por 1% dos eleitores. Meio ambiente, turismo, lazer/cultura, energia elétrica, agricultura, estradas/rodovias, funcionalismo público e impostos não receberam menções que alcançassem 1%.