Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Falta vacinar 3,3 milhões de crianças contra pólio e sarampo; prazo é amanhã

O Globo / Sociedade

30/08/2018


Acampanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite termina amanhã, mas, até ontem, 3,3 milhões de crianças ainda não haviam sido imunizadas, segundo o Ministério da Saúde.

No total, a cobertura alcançada até agora foi de apenas 70%, para ambas as vacinas. O ideal, para que a população infantil possa ser considerada protegida, é que a cobertura chegue aos 95%.

Embora a campanha termine amanhã, o ministério orienta estados e municípios a abrir os postos de vacinação no sábado, como estratégia para que mais pessoas possam se imunizar. A campanha começou em 6 de agosto, e o Amapá foi o único estado que bateu a meta de cobertura, alcançando 99,43% do público-alvo vacinado contra sarampo, e 99,81% contra pólio.

BAIXA COBERTURA NO RIO

O estado com menor cobertura contra sarampo é Roraima, com apenas 50,84%. Ele é seguido do Rio de Janeiro, que alcançou cobertura de somente 52,40%. Já em relação à pólio, o Rio tem a pior taxa de cobertura: 51,26%. Depois dele, vêm o Distrito Federal, com 54,05%, e Roraima, com 54,11%.

O público-alvo da campanha são as crianças de 1 a 5 anos.

O país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas, que já conta 1.211 casos confirmados e 6.905 em investigação, e em Roraima, com o registro de 300 casos da doença, sendo que 70 continuam sob suspeita. Entre os confirmados em Roraima, nove casos foram atendidos no Brasil e estão recebendo tratamento, mas residem na Venezuela.

Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo, e 6.975 permanecem em investigação. Até o momento, no Brasil, foram confirmadas sete mortes por sarampo, sendo quatro no estado de Roraima e três no Amazonas.