Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Quase metade dos adultos tem colesterol acima do ideal

Extra / Bem viver

08/08/2018


No dia dedicado ao controle da doença, médicos alertam para riscos de enfarte e derrame

No Dia Nacional de Controle do Colesterol um alerta preocupante: 67% dos brasileiros só mediram o colesterol pela primeira vez na vida depois dos 45 anos e 11% nunca fizeram o exame. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que constatou também que o colesterol elevado — que pode provocar derrame e enfarte — atinge cerca de 40% da população adulta no Brasil, aproximadamente 60 milhões de pessoas.

Segundo o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Fernando Costa, o tratamento para o colesterol elevado nem sempre consiste em tomar medicamentos.

Pode ser mudança no estilo de vida. Mas o acompanhamento médico tem que ser regular para que o cardiologista possa indicar o remédio ou não, no momento mais adequado — orienta.

     

FALTA DE INFORMAÇÃO

A pesquisa da SBC ainda questionou se as pessoas conheciam o colesterol ruim e por qual sigla ele era identificado: 65% não souberam responder ou erraram.

Apenas 35% citaram a resposta correta, o LDL, como colesterol ruim. Precisamos amplificar as ações de conscientização para a população, já que as doenças do coração são as que mais matam no país, cerca de 350 mil por ano — lembra Fernando Costa. Como se trata de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue, da mesma forma que gotas de óleo não se dissolvem na água.

Exames em dia, dieta e exercícios

Para Alberto Chebabo, diretor médico do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, o mais preocupante é a falta de sintomas quando o colesterol está alto. Por isso, exames de sangue de rotina são fundamentais:

— Além disso, é necessário um estilo de vida saudável, com dieta balanceada e prática de exercícios físicos.

O professor de pós-graduação em nutrição do Instituto de Desenvolvimento Educacional Deivid Freire diz que o primeiro passo é diminuir o consumo de alimentos industrializados e processados, como biscoitos recheados, sorvetes, frituras e enlatados.

— Não precisam ser proibidos, mas consumidos como exceção — diz o professor.