Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Sarampo: saiba quem deve tomar vacina

Extra / Bem viver

01/08/2018


Governo quer imunizar 11,2 milhões de crianças, em campanha que começa dia 6

O Ministério da Saúde lançou ontem a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A vacinação ocorrerá do dia 6 ao dia 31 de agosto em todos os postos de saúde do país. A meta é vacinar 95% do público alvo, cerca de 11,2 milhões de crianças de 1 a 5 anos de idade. No dia D da vacinação, 18 de agosto, mais de 36 mil postos de saúde devem ser abertos.

De acordo com o ministério, o Brasil enfrenta um surto de sarampo em Roraima e Amazonas devido à entrada de venezuelanos que não são imunizados porque o país não possui uma política de vacinação. Até o mês de julho foram registrados 822 casos e 5 mortes no Brasil.

Mesmo para as crianças que já tenham se imunizado será oferecida a vacina tríplice viral, que além do sarampo, protege também contra a caxumba e a rubéola. No caso da poliomielite, crianças que não tenham tomado nenhuma dose receberão a vacina injetável. Já para quem tomou uma ou mais doses receberá um reforço da vacina oral (gotinha).

A campanha será voltada exclusivamente para as crianças. Em setembro, os postos voltam a imunizar os adultos.

— Nosso objetivo é atingir essas crianças que são o grupo mais vulnerável de acordo com as nossas avaliações juntamente com a OMS (Organização Mundial de Saúde) — disse o ministro da saúde, Gilberto Occhi.

No sábado, 18 de agosto, 36 mil postos vão vacinar crianças de 1a5anos

Ministério luta para combater desinformação

Três estados receberam atenção especial do ministério e tiveram a campanha contra o sarampo antecipada: Amazonas, Roraima e Rondônia. Eles continuam nessa etapa nacional. O ministério diz que não faltarão recursos para vacinas.

Para Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunização, é preciso combater a desinformação entre pais e médicos.

— A criança não fica sobrecarregada se for vacinada novamente, na polio não existe contra indicação. Já contra o sarampo é preciso esperar pelo menos 1 mês.

A representante da Organização Mundial da Saúde, Maria Dolores Perez, reitera o apoio da entidade no combate a essas doenças:

Estamos aqui para ajudar a erradicar essas doenças.

DETALHES

POLIOMIELITE

A poliomielite foi erradicada em 1990 e, quatro anos depois, o Brasil recebeu o certificado internacional comprovando a erradicação da doença. Mas, o Ministério da Saúde teme a volta da enfermidade devido à baixa procura para imunização contra essa doença.

SARAMPO

Em 2016, o Brasil recebeu o certificado internacional de erradicação do sarampo. Antes da chegada de venezuelanos, o último caso da doença foi registrado em julho de 2015, no Ceará.

EFEITO DOS BOATOS

Para o ministro da saúde, Gilberto Occhi, a vacinação das crianças tem ficado aquém do planejado devido a notícias falsas, o desconhecimento em relação à segunda dose e também o horário de funcionamento dos postos de saúde, responsáveis por aplicar as vacinas.

TAXA DE IMUNIZADOS

Os municípios devem passar ao Ministério da Saúde a quantidade de crianças que foram vacinadas durante a campanha para que a pasta redefina a estratégia da campanha caso seja preciso.