Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - ‘Sisreza’, um empurrãozinho na fila da saúde para quem tem fé

O Globo / Rio

14/07/2018


Folheto usado para encaminhar pacientes, que seria distribuído por igreja evangélica, será investigado pelo Ministério Público, que propôs ação contra o prefeito

 

Um papel distribuído a fiéis pode ajudar a puxar o fio da meada do “fura fila” do Sistema de Regulação (Sisreg) para agendar consultas em unidades públicas da cidade, que passou a ser investigado a partir de relatório do Tribunal de Contas do Município (TCM). A folha, obtida e exibida ontem pelo RJ-TV, da TV Globo, tem a marca da Catedral das Assembleias de Deus de Santa Cruz (Cadesc) e, segundo a reportagem, foi entregue a uma médica de um posto de saúde da prefeitura. No pé do impresso, consta que “maiores informações” podem ser fornecidas por David Mariano, com um número de celular. Ele não é desconhecido. Em 2016, foi candidato a vereador pelo PRTB. Em sua página no Facebook, o evangélico se apresenta como coordenador da Rádio Grande Rio, emissora voltada para a comunidade religiosa, com sede em Santa Cruz. E, aparentemente, já faz campanha como pré-candidato a deputado federal este ano pelo PTC.

Na folha, o primeiro campo a ser preenchido pelo candidato a atendimento é o número do Sisreg. Depois, é preciso fornecer dados pessoais, o histórico do paciente e a indicação médica. Em outros dois campos, devem ser informados novamente a indicação e o telefone.

Para a promotora Gláucia Santana — responsável pelo inquérito que resultou em ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito Marcelo Crivella, ajuizado esta semana pelo Ministério Público estadual (MPRJ) — o documento pode ser peça importante no processo:

É importante investigar esse documento. Ele pode ser um instrumento de acesso rápido à rede de saúde, sendo

    usado para furar a fila.

 

EX-FUNCIONÁRIO DE IGREJA

Especialista em Direito Administrativo e Constitucional e professor da PUC-Rio, Manoel Peixinho assegura que há “indícios claros” de que David Mariano estaria tentando burlar o sistema regulatório:

— A autoridade policial e o MP precisam investigar. Esse cidadão poderia ser processado civil e criminalmente. Estaria tentando se favorecer eleitoral e politicamente, prevalecendo-se da condição de político e religioso e protegendo-se por trás de uma denominação religiosa. Com isso, fere os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa estabelecidos pela Constituição federal.

À frente da Catedral das Assembleias de Deus de Santa Cruz, o pastor José Pedro Teixeira não respondeu aos pedidos de entrevista. O site da instituição informa que Teixeira fundou a catedral, e a preside desde 1996. E uma atendente da igreja confirma que David trabalhou no local:

— Ele foi nosso funcionário. Era da parte de rádio.

O político foi procurado, pelo telefone e pelo Facebook, e não foi localizado. Na foto de capa de seus quatro perfis na rede social, ele aparece pregando num templo religioso. David Mariano, de 38 anos, usa o slogan “Eu sou do bem”.