Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - SEU CARLOS ESTÁ HÁ UM ANO NA FILA DA CATARATA

Extra / Cidades

07/07/2018


Aposentado de Campo Grande é um dos 7.507 que estão à espera da cirurgia no Rio e não contaram com assessora indicada por Crivella para furar a fila. Prefeito será investigado por promessas.

O encontro entre o prefeito Marcelo Crivella (PRB) e pastores de igrejas evangélicas do Rio no Palácio da Cidade, na última quarta-feira, terminou com um pedido expresso do prefeito: quem tivesse algum problema a ser resolvido pela prefeitura deveria procurar sua equipe de assessores. Após o aviso, uma aglomeração se formou em torno de quatro deles: Márcia e Marquinhos ficaram responsáveis pelos pedidos na área da saúde, como cirurgias de cataratas, varizes e vasectomia; Manassés atenderia quem precisasse resolver questões de vício em drogas; e Dr. Milton cuidaria dos pastores afetados por adversidades com o IPTU.

O aposentado Carlos Alberto Mathias, de 81 anos, no entanto, não tem ideia de quem seja Márcia e é uma das 7.507 pessoas que aguardam por uma cirurgia de catarata no Sistema de Regulação do município do Rio. Sem enxergar praticamente mais nada, ele espera pela operação há quase um ano, sendo obrigado a viver tateando objetos pela casa.

Tarefas simples, como fazer as próprias refeições ou escolher uma roupa, já não são mais possíveis para o idoso.

— Preciso dessa cirurgia para voltar a ter alegria de vi- ver. Já pensei até em acabar com a minha vida — diz ele, que se cadastrou para a cirurgia em agosto do ano passado.

A mesma dificuldade vive a também aposentada Hilda Santana, de 77 anos. Sua filha chegou a buscar o mutirão de cirurgias, mas foi informada que as operações só voltariam a ser marcadas em 2019.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, 228 mil pacientes aguardam consultas, exames e cirurgias de baixa complexidade. O tempo de espera por uma consulta oftalmológica pode chegar a 681 dias.

Raphaela Jahara, coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Rio, disse que a instituição solicitou à prefeitura que aumente a oferta de cirurgias de catarata, mas não obteve resposta.

— Estamos apurando denúncias de casos de pessoas que passaram na frente em algumas filas da Saúde, como no caso da mãe do prefeito Crivella no Hospital Salgado Filho. Essas filas têm que ser seguidas à risca. Para que uma pessoa passe na frente, o critério é o risco, e não a opção religiosa.

MP vai investigar caso

Um dia após a revelação de que Crivella ofereceu benefícios a fiéis de igrejas evangélicas e promoveu um pré-candidato a deputado federal, Rubens Teixeira, de seu partido, em encontro secreto no Palácio da Cidade, o Ministério Público anunciou a abertura de investigações. Segundo o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, o MP deve apurar se houve improbidade administrativa e abuso de poder político, o que configuraria crime eleitoral. Na Câmara Municipal, um grupo de vereadores passou a defender a abertura de processo de impeachment.

Para o procurador-geral de Justiça, que deu entrevista à Rede Globo, os indícios mostram que o evento com pastores fugiu ao interesse público e pode ter configurado crime.

— O áudio é muito forte. Evidencia que o prefeito privilegia um grupo de pessoas. Grupo esse, composto na sua essência por pastores e líderes religiosos. E isso, juridicamente falando, foge à finalidade principal, que deve ser o interesse público. E fere o principio da impessoalidade, em que todos os cidadãos têm que ser tratados em igualdade de condições — afirmou Gussem, antes de acrescentar: — O MP vai tomar providências no âmbito da improbidade administrativa e no âmbito eleitoral

Possível improbidade

A promotoria da área da Saúde foi informada sobre o encontro para “fiscalização da política de regulação no SUS”, de acordo com o MP. Os promotores também avaliarão a “inobservância da laicidade (laico ou leigo) do estado”, o que pode configurar improbidade administrativa por parte do prefeito.

Ainda de acordo com o MP, o Centro de Apoio às Promotorias Eleitorais recebeu recomendação para investigação de crimes eleitorais. Uma eventual ação dependerá do procurador regional eleitoral Sidney Madruga.

O encontro secreto com 250 líderes de igrejas evangélicas, chamado de “Café da Comunhão”, ocorreu na última quarta-feira. Na ocasião, Crivella estava acompanhado pelo pastor Rubens Teixeira, précandidato a deputado federal pelo PRB. Diante dos religiosos, o prefeito fez uma série de elogios a Teixeira que, segundo ele, “passou pelo fogo e nem um fio de cabelo queimou”, em referência à gestão do aliado como diretor financeiro da Transpetro, empresa investigada na Lava-Jato. O prefeito, contudo, não mencionou aos pastores que o précandidato virou réu em ação por peculato e dispensa ilegal de licitação quando trabalhava na subsidiária da Petrobras.

O Ministério Público também vai investigar se foi cometido crime eleitoral

Os quebra-galhos do prefeito

Segundo Crivella, Márcia é sua assessora há 15 anos. O nome completo dela, Márcia da Rosa Pereira Nunes, consta da lista de funcionários do gabinete de Crivella no Senado. No início de 2017, ela foi nomeada coordenadora técnica da Comlurb.

— É muito importante os irmãos ficarem com o telefone da Márcia ou do Marquinhos porque às vezes ocorre um imprevisto — afirmou Crivella.

Pastor da Igreja Universal, Marquinhos é Marcos Paulo de Oliveira Luciano, assessor especial do gabinete do prefeito. Ele acompanhou Crivella durante seu trabalho de missionário na África, na década de 90. Coordenador de várias campanhas eleitorais de Crivella, em 2012 tentou se eleger vereador, sem sucesso.

O assessor Douglas Manassés Correa é coordenador do programa Novos Caminhos da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O programa foi criado este ano com o objetivo de recuperar usuários de drogas. Manassés também preside o Instituto Manassés, uma ONG ligada à Igreja Universal.

Dr. Milton é um advogado que trabalha como assessor do pastor Marcos Luciano. Sua função é prestar consultoria jurídica tributária para entidades religiosas.

O QUE ELE DISSE

Marcelo Crivella

«Se os irmãos tiverem alguém na igreja com problema de catarata, se os irmãos conhecerem alguém, por favor, falem com a Márcia. É só conversar com a Márcia, que ela vai anotar, vai encaminhar, e, daqui a uma semana ou duas, eles estão operando » «Nós temos que aproveitar que Deus nos deu a oportunidade de estar na prefeitura para esses processos andarem» «Então vamos trazer o ponto (de ônibus) pra cá (próximo às igrejas). Vamos aproveitar esse tempo que nós estamos na prefeitura para arrumar nossas igrejas» «Se vocês quiserem fazer eventos no Parque Madureira, está aqui o nosso líder, que é o doutor Valmir. Se vocês tiverem problema, tem o Manassés, o nosso companheiro, que cuida das pessoas com problema de vícios em drogas» «Contem conosco, este palácio está aberto a vocês. Qualquer coisa, nossa equipe está aqui» Prefeito do Rio