Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Sarampo: 17 casos no Rio

Extra / Bem viver

05/07/2018


A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou ontem que acompanha 17 casos suspeitos de sarampo na cidade. Entre eles está o de uma estudante de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 21 anos, que já recebeu diagnóstico preliminar positivo para sarampo. Todos os 17 casos ainda aguardam confirmação do laboratório de referência nacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo a secretaria, todos os protocolos epidemiológicos de acompanhamento e testagem dos pacientes, além de investigação do provável local de infecção e bloqueio vacinal estão sendo realizados em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde.

No Rio, os casos mais recentes confirmados de sarampo ocorreram em 2014 e foram considerados importados, ou seja, os pacientes foram infectados em viagens a outras regiões do país ou internacionais. No Brasil, a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças aos 12 meses e aos 15 meses. A cobertura vacinal contra a doença para crianças de 1 ano na cidade é de 107%, segundo a secretaria de Saúde.

A aluna da UFRJ contou que passou pela emergência do Hospital Copa D’Or há um mês, mas só teria sido diagnosticada em São Paulo, onde mora sua família. As secretarias estadual e municipal de Saúde estão realizando ações de prevenção e bloqueio da doença, incluindo vacinação na Faculdade de Direito da UFRJ. A Gerência de Doenças Imunopreveníveis da secretaria estadual emitiu alerta ontem comunicando a “possibilidade de reintrodução da doença” no estado.