Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - De Itaguaí para a Rússia

O Globo / Rio

03/07/2018


Vídeo mostra prefeito de cidade que enfrenta crise na educação e na saúde em jogo do Brasil

Enquanto Itaguaí enfrenta uma crise em serviços básicos — como os de saúde e educação —, o prefeito da cidade, Carlos Busatto Junior, o Charlinho, tirou uns dias de folga para aproveitar a Copa do Mundo, na Rússia. E ele não viajou mais de 11.500 quilômetros sozinho. Levou a mulher, Andréa Busatto, que é secretária de Educação da cidade. Imagens que circulam na internet mostram o casal no jogo no Brasil contra a Sérvia, na semana passada. Ele aparece usando uma camisa da seleção e com um copo de cerveja na mão.

O vídeo revoltou moradores do município. “Ah, se Itaguaí estivesse bonito em educação, saúde e segurança como está esse pano de fundo da Copa”, escreveu uma internauta na página do Facebook do prefeito.

Procurado pelo “RJ TV”, da Rede Globo, Charlinho informou que sua viagem foi paga com recursos próprios e que já está de volta ao Brasil. Mas, ontem, dia de jogo da seleção, a sede da prefeitura não abriu, nem mesmo após a partida. Também foi feriado para os postos de saúde da cidade, onde a única alternativa para os doentes é o Hospital Municipal São Francisco Xavier. A unidade enfrenta constante falta de insumos e, só este ano, teve que fechar o setor de emergência três vezes. Reportagem do “RJ TV” mostrou que a educação também é alvo de críticas: nove escolas não oferecem mais turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e os ônibus que fazem o transporte de alunos do ensino fundamental na zona rural do município estão parados. Além disso, servidores estão com salários atrasados.

Tantos problemas, no entanto, não impediram que a prefeitura investisse mais de R$ 6 milhões na festa de aniversário de 200 anos da cidade. O Ministério Público entrou com uma ação para tentar impedir gastos com o evento, até que o município reestabeleça seu equilíbrio financeiro. Os shows com artistas famosos começam amanhã e vão até domingo.