Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Frio faz dobrarem casos de gripe em postos do Rio

Extra / Cidade

23/05/2018


Número de doentes graves já chega a 271, mas a procura pela vacina está baixa

Com a temperatura mínima no estado variando esta semana entre 14 e 8 graus, o número de atendimentos a pessoas com quadros gripais nas clínicas da família da cidade do Rio pelo menos dobrou. A estimativa foi feita ontem pelo superintendente de atenção primária da Secretaria municipal de Saúde, Leonardo Graever, que alerta para o baixa procura pela vacina contra a gripe nos postos.

De acordo com a secretaria, até o último sábado, haviam sido vacinadas 746.658 pessoas dos grupos prioritários (idosos, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde), o que representa uma cobertura de 42,5%. A meta é imunizar 90% dessas pessoas.

Hoje, das 9h às 16h, haverá vacinação nas estações do metrô da Carioca, Maria da Graça, Jardim Oceânico, General Osório e São Conrado. E, 15h às 19h, nas estações da Pavuna e Coelho Neto.

A preocupação é maior com casos graves da gripe, chamados síndrome respiratória aguda grave (SRAG). O frio mal começou e já são 271 casos notificados este ano.

— Os vírus que estão circulando este ano, como o H3N2, estão associados a um número maior de casos de SRAG. E são esses que preocupam, porque podem levar à morte — diz Graever.

O médico alerta que é preciso procurar uma clínica da família ou uma UPA quando o quadro gripal dura mais de sete dias ou quando surgem sintomas como febre acima de 39 graus, falta de ar, prostração ou fraqueza intensa.