Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Chikungunya ultrapassa dengue

Extra / Cidade

21/05/2018


Número de casos da doença em 4 meses deste ano é mais que o dobro do que todo 2017 

O número de casos de chikungunya no estado do Rio registrados nos quatro primeiros meses do ano já é mais do que o dobro notificado em todo o ano passado. E, pela primeira vez, a doença é mais prevalente do que a dengue.

De janeiro a abril de 2018, foram 8.963 notificações de chikungunya, enquanto em 2017, 4.305. Na cidade do Rio, já são 2.372 casos este ano, mais do que o dobro do registrado no mesmo período de 2017 e 31% mais que o total daquele ano (1.808). A região com maior número de notificações é a Zona Oeste, principalmente Campo Grande, onde mora a dona de casa Aline Roberto Silveira, de 42 anos. Ela conta que, em meados de abril, sua família e muitos vizinhos foram infectados pelo vírus chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

— Na mesma semana, eu, meu marido, minha sogra e meu filho tivemos febre e dor nas articulações. O médico diagnosticou chikungunya. Com exceção do meu filho, nós ainda sentimos muitas dores e tomamos analgésicos com frequência — conta Aline, acrescentando que os casos seguem acontecendo na vizinhança.

A poucas quadras, a pensionista Gilce de Souza Gomes, de 60 anos, relata um cenário semelhante:

Essa doença é horrível. Há cerca de dois meses, fui levada para a UPA gritando de dor. E ainda sinto muita dor nas articulações. Tomo remédios fortes para aliviar. Quatro netas, meu filho e vários vizinhos também tiveram.