Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Unidade sem pronto atendimento

Extra / Mais Baixada

14/05/2018


A professora Elaine Reis é vizinha da UPA Dr. Mário Bento, no bairro Jacutinga, em Mesquita, fechada e sem previsão de voltar a funcionar. 

Prédio pronto, placas espalhadas pelo bairro, mas portas fechadas. Quem busca atendimento na UPA Dr. Mário Bento, no bairro Jacutinga, em Mesquita, precisa se dirigir a uma unidade estadual em outro bairro.

A professora Elaine Reis, de 41 anos, é vizinha da unidade. Ela disse que a sinalização pelo bairro foi colocada há aproximadamente um mês, o que fez crescer a procura pela UPA:

— Espalharam placas até no acesso da Dutra. As pessoas começaram a vir, mas, quando chegam, não encontram atendimento. Está pronta, mas não funciona. Parece uma guerra política, mas quem paga é o povo.

Quem procurou atendimento em vão foi o balconista Wagner Teixeira, de 28 anos. Em março, ele levou lá a mulher, que estava com a pressão alta, mas foi orientado a procurar outra unidade.

— Disseram que ficaria pronta em fevereiro. Minha mulher passou mal e viemos para cá. Como não estava funcionando, fomos para a UPA de Edson Passos. Mas lá está ficando muito cheio — ressalta Wagner, que esperou cerca de duas horas pelo atendimento.

A pensionista Maria Isabel de Souza Albuquerque, de 73 anos, também tem doença crônica: diabetes. Ela esteve ontem na UPA, perguntando sobre a inauguração.

Moro aqui há 45 anos e peguei bons médicos quando era uma unidade 24 horas. Sempre pergunto quando vai abrir e dizem que não tem previsão. Quando passo mal, também procuro a UPA de Edson Passos — contou a moradora.

     

 

 

 

Falta incentivo federal

A Prefeitura de Mesquita disse que, quando o prefeito Jorge Miranda assumiu, foi constatado que a então Unidade de Saúde Dr. Mário Bento — onde está a UPA — estava em péssimas condições, oferecendo riscos à população, e não houve outra alternativa além do fechamento da mesma. O Ministério Público foi comunicado e a decisão foi acatada. A partir daí, iniciouse um projeto de transformação para Unidade UPA Ampliada Tipo II. Para isso, a unidade passou por uma reestruturação física de adequação às normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a prefeitura, para ter a Mário Bento em pleno funcionamento, seria necessário gastar, em média, R$ 1,5 milhão por mês. Sendo que a verba que Mesquita recebe do governo federal para a Saúde é de R$ 2 milhões mensais. A prefeitura informou que teria que investir cerca de 75% desta quantia apenas para o funcionamento da unidade, o que inviabilizaria um bom serviço de atenção básica – que é a principal função dos municípios. E disse que, atualmente, não tem condições de arcar com a despesa sem que se tenha certeza de um incentivo do governo federal.

‘Todos os dias pergunto da inauguração’

MARIA ISABEL DE SOUZA Pensionista, de 73 anos

Quando cheguei aqui na Jacutinga, era tudo mato. Vi a inauguração da Unidade Dr. Mário Bento. Tinha um bom atendimento. Vinham médicos de vários lugares: da Barra, Tijuca, Copacabana. Quando preciso, vou na UPA de Edson Passos. Mas, todos os dias, passo aqui e pergunto quando vai inaugurar a do Dr. Mário Bento.