Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Estudante de medicina denuncia LGBTfobia na UFRJ

O Globo / Rio

14/04/2018


Aluno diz que um dos professores pediu para ele ser “menos afeminado” 

Um estudante de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) usou as redes sociais para denunciar casos de LGBTfobia em sala de aula. De acordo com os relatos de Gustavo Henrique Amorim, de 25 anos, o problema ocorreu várias vezes. Numa delas, o ataque partiu de um professor de clínica médica, que pediu para ele ser menos “afeminado”. Outro disse que “viado não pode fazer urologia”. O desabafo do universitário foi compartilhado nove mil vezes.

Ao tomar conhecimento da denúncia, o diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Roberto Medronho, enviou um e-mail aos funcionários e estudantes com o texto de Gustavo e uma nota de repúdio a qualquer manifestação homofóbica. Medronho também criou um canal para o envio de denúncias anônimas:

— Quando recebermos denúncias, vamos abrir um inquérito para apurar e eventualmente punir os culpados.

Outra crítica de Gustavo também recebeu respaldo da diretoria da Faculdade de Medicina. Ao discursar na congregação do curso (principal reunião da diretoria), ele defendeu a criação de uma disciplina voltada para o cuidado de LGBT.

— Queremos ser capacitados para orientar e tratar o público LGBT. Muitos dos médicos não sabem sequer o que é uma pessoa cis ou trans. Não sabem manejar ou encaminhar transexuais que apresentam queixas devido a efeitos de tratamento hormonal ou cirúrgico.

Medronho afirmou que a proposta foi bem recebida. Segundo ele, a disciplina pode virar eletiva já no próximo semestre caso um professor se disponibilize a ministrar as aulas.