Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Mais de mil crianças ficam sem cirurgia cardíaca por ano

Extra / Cidade

12/04/2018


Ação na Justiça pede a restruturação da rede de atendimento no estado

Há 22 dias, Lorenzo luta para sobreviver na UTI de uma maternidade, enquanto aguarda transferência para um dos hospitais públicos que oferecem cirurgia cardíaca para crianças no estado do Rio. Os pais do menino, que nasceu com má formação grave no coração, recorreram ao Plantão Judiciário e conseguiram duas liminares determinando a transferência, mas, até agora, ainda não foram cumpridas.

— No sábado, Lorenzo acabou pegando uma infecção respiratória e, agora, precisa terminar o antibiótico para ser transferido, mas não há vaga garantida e, a cada dia, o quadro se agrava mais — diz Lidianne Sinder, de 23 anos, mãe do bebê.

O caso de Lorenzo está longe de ser uma exceção. Apenas 406 das 1.777 crianças nascidas por ano com problema cardiovascular e com necessidade de intervenção cirúrgica são operadas no estado do Rio, de acordo com levantamento feito pelas Defensorias Públicas do Estado (DPRJ) e da União (DPU).

É possível concluir que 1.371 crianças com cardiopatia congênita não têm o acesso à saúde e à vida garantido e correm risco de óbito, anualmente, de forma prematura e desnecessária — diz a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da DPRJ, Thaisa Guerreiro.

     

Em resposta a ofícios expedidos

A ação pede, em caráter de urgência, que hospitais retomem a produtividade

pelas Defensorias no fim do ano passado, 409 crianças aguardavam por cirurgias cardíacas na Central de Regulação e nas filas internas de duas das quatro unidades habilitadas pelo SUS: Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac).

Os números embasam uma ação civil pública protocolada pelas Defensorias, na Justiça Federal, para que a situação seja regularizada com a adoção de medidas para que toda demanda possa ser atendida.

A situação é muito grave e triste. A ação pede providências imediatas para zerar a fila de espera — diz Thaisa.

CRISE AGRAVOU SERVIÇOS

DENÚNCIA

Uma denúncia encaminhada pelo Cremerj e o aumento da procura no Plantão Judiciário Noturno por pais de crianças que aguardam por cirurgia cardíaca sinalizaram para as Defensorias o agravamento na prestação desse serviço.

 

VISTORIAS

Vistorias feitas pelo Cremerj, entre setembro e outubro de 2017, constataram falta de profissionais, problemas de infraestrutura e carência de leitos de UTI. Foram visitados o INC, o Iecac e a Perinatal da Barra, que recebe pacientes por meio de convênio com o governo estadual.

SERVIÇOS FECHADOS

O Cremerj apontou que quatro hospitais públicos deixaram de realizar cirurgias cardíacas pediátricas.

LUTA CONTRA O TEMPO

A DPRJ entrou em contato com 14 dos 19 pais que procuraram o Plantão Judiciário Noturno, entre 2016 e 2017, requerendo cirurgia cardíaca pediátrica. Oito informaram que a criança havia falecido.