Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Fortalecer músculos do core diminui chance de lesão e dor

Extra / Bem-viver

09/04/2018


Centro de gravidade do corpo, entre o abdômen e o quadril, deve ser trabalhado regularmente

O core é um conjunto de músculos, localizados entre o abdômen e o quadril, que é responsável pelo equilíbrio do corpo. O bom funcionamento dele é fundamental para o alinhamento da coluna vertebral.

— Podemos pensar no core como uma caixa que tem o abdômen na frente e os paravertebrais como a parte de trás. O diafragma seria o teto, os oblíquos fariam o papel das paredes laterais e o assoalho pélvico e a cintura do quadril seriam o fundo. A ideia é pensar que esses músculos formam uma caixa no centro de gravidade do nosso corpo — ilustra o profissional de educação física Daniel Leão.

Fortalecer essa região do corpo traz benefícios tanto para a prática de atividades do dia a dia, quanto para exercícios realizados por atletas de alta performance.

— Essa região é sempre muito solicitada. Em pessoas que ficam sentadas por horas, que estão destreinadas ou com sobrepeso, disfunções que causam dores aparecem constantemente. O fortalecimento e a educação de como se movimentar são responsáveis por melhoras em muitos quadros de dor — afirma Bruno Leal, profissional de educação física e sócio da BHapp Fit.

Além disso, o fortalecimento do core também proporciona um menor risco de lesão, ganho de força e melhora da sincronização das unidades motoras.

— Como os exercícios agem nessa região central do corpo, promovem uma estabilização postural e equilíbrio corporal, o que acaba facilitando a transmissão das forças, tanto para os membros inferiores quanto os superiores — destaca Antônio Polaco, médico do esporte.

As atividades de fortalecimento do core podem ser realizadas por qualquer pessoa, desde que tenha liberação médica. Apesar de parecerem exercícios fáceis e que podem ser realizados dentro de casa, é importante ter um profissional de educação física para supervisionar a prática.