Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Cerca de 10% das mulheres têm os ovários policísticos

Extra / Bem-viver

31/03/2018


Doença ocorre pela alta produção de testosterona e pode provocar infertilidade

Estudo divulgado pela revista científica americana Paediatrics Child Health (Saúde Pediátrica da Criança), de 5% a 10% das mulheres em idade fértil sofrem da Síndrome do Ovário Policístico (SOP). A doença ocorre pela alta produção de testosterona pelo organismo feminino.

— O problema pode ser provocado pela alteração no equilíbrio ou estímulo hormonal da hipófise (glândula do sistema endócrino situada no cérebro) para os ovários — explica Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.

A mulher que tem a doença pode enfrentar dificuldades para engravidar ou até mesmo se tornar infértil.

— Devido a alterações nos níveis de insulina e de androgênios há desequilíbrio na amplitude da produção de FSH e LH (hormônios responsáveis pela ovulação) e os óvulos não atingem adequado pico de maturação e retrocedem antes mesmo de saírem dos ovários — esclarece a endocrinologista Amália Lucy.

De acordo com médica, seis a cada dez mulheres com SOP conseguem engravidar sem o auxílio da fertilização.

Além da infertilidade, a paciente também pode desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e outras síndromes metabólicas. O diagnóstico é feito pela observação dos sintomas e confirmado por um exame de imagem, como uma ultrassonografia.

— O diagnóstico pode demorar a ser feito, principalmente em pacientes magros, um fenótipo possível, mas incomum da doença. Além disso, adolescentes geralmente têm menstruação irregular e acne, o que pode dificultar — diz Amália.

O tratamento pode ser feito através da indicação do uso de pílula anticoncepcional, assim como medicamentos e dietas específicas para controlar os níveis de insulina no organismo. Para as mulheres que querem engravidar, o especialista pode recomendar remédios que ajudem na ovulação.