Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Perigo em volta dos olhos

Extra / Bem-viver

05/03/2018


Tatuagem para disfarçar as olheiras pode causar alergia e até cegueira 

A cantora Gretchen chamou a atenção, na semana passada, ao fazer uma tatuagem para eliminar seu “olhar de panda”. Com o tatuador responsável pelo procedimento a seu lado, a artista disse estar realizando um sonho por tirar as “olheiras horrorosas”. A técnica, que aplica tinta com tom semelhante ao da pele, está se popularizando, mas pode trazer riscos à saúde de quem se submete a ela.

— Essa é uma área com anatomia muito delicada. Até para fazer os procedimentos médicos é preciso tomar muito cuidado. Quase não se usa agulha naquela região, pois pode causar até uma cegueira. Por mais que os tatuadores digam que a tatuagem é muito superficial, aquela região abaixo do olho também é — alerta a dermatologista Alessandra Drummond, da Clínica Drummon Dermato.

A especialista ainda ressalta que a área onde as olheiras surgem é a mais suscetível à alergias a produtos:

— Se um creme pode dar alergia, imagine uma tintura? Às vezes, a pessoa tem várias tatuagens e nunca teve nada, mas, se colocar na pálpebra, pode dar, porque aquela região absorve muito mais qualquer produto — afirma Alessandra.

Outro problema que a tatuagem pode provocar são manchas na região abaixo dos olhos com o passar do tempo.

Problema tem diversas causas, inclusive genética

As olheiras podem atingir qualquer pessoa, em qualquer idade. Como resultado de uma noite mal dormida, de vasos sanguíneos dilatados ou de olhos fundos, a região fica escurecida, deixando o rosto com um aspecto cansado.

— Na maioria das vezes, as olheiras são hereditárias, mas também podem aparecer quando a pessoa fica doente ou após uma cirurgia de nariz — explica a dermatologista Renata Marques.

O tratamento do problema vai variar de acordo com a causa, mas pode ser realizado por meio de lasers, luz pulsada, cremes clareadores e preenchimentos à base de compostos com ácido hialurônico. Ou com a combinação de mais de um procedimento.

Qualquer que seja a causa, no entanto, é fundamental que o tratamento seja indicado por um médico.

 

RECEITAS CASEIRAS

COMPRESSA COM CHÁ DE CAMOMILA

Faça o chá de camomila e deixe esfriar na geladeira. Umedeça um pedaço de gaze e aplique sobre os olhos. Deixe por 30 minutos e depois lave o rosto.

BATATA

Coloque uma fatia fina de batata sobre cada olho. Lave o rosto com água fria após 20 minutos de aplicação.

PEPINO

Além de ajudar a tirar a mancha escura, o pepino reduz o inchaço. Coloque uma fatia sobre cada pálpebra. Deixe agir por 20 minutos e lave o rosto.

CREMES PARA OLHEIRAS

Se você sofre com olheiras com frequência, tenha em casa cremes que ajudam a clarear a região abaixo dos olhos. Os produtos ricos em vitaminas A, D e E são indicados. 

MASSAGEM

Quando for aplicar um creme para combater as olheiras, aproveite para fazer uma massagem na região. Sem usar força, faça movimentos que começam no nariz, passem debaixo dos olhos e acabem no próximo ao cabelo, puxando para cima.