Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Três doentes morrem por dia à espera de UTI

O Dia Online / Rio

03/03/2018


Dados da Defensoria Pública mostram somente óbitos de quem recorre a plantão judiciário para obter vaga

Mais da metade das pessoas que recorrem ao Plantão Judiciário para conseguir uma vaga em UTI morrem antes que o poder público cumpra a ordem judicial determinando a internação. São até três pacientes por dia que sequer têm a chance de lutar para sobreviver. Os dados são de um levantamento feito pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), que enviou recomendação à Prefeitura do Rio para que sejam imediatamente reativados 35 leitos de UTI que estão fechados, 20 deles no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, e 15 no Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz.

No documento, entregue à administração municipal no último dia 22, a Defensoria Pública lembrou que há mais de dois anos vem ajuizando cerca de 150 ações por mês no Plantão Judiciário noturno pedindo vagas em leitos de terapia intensiva em hospitais municipais e estaduais e, que, mesmo com o pedido de urgência, o índice de mortes por falta de lugar disponível é extremamente elevado.

— É lamentável e inadmissível que em um contexto em que morrem diariamente até três pessoas por dia por falta de acesso a leitos de terapia intensiva (contabilizando apenas as que entram com ações no Plantão Judiciário noturno), o município do Rio de Janeiro ainda bloqueie quantitativo significativo de leitos de UTI — destacou a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da DPRJ, Thaisa Guerreiro.

O documento, elaborado pelas coordenadorias de Saúde e Tutela Coletiva e pelo Núcleo de Fazenda Pública e Tutela Coletiva da Defensoria, foi enviado ao prefeito Marcelo Crivella e ao secretário municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos. Ele estabelecia um prazo de 48 horas para resposta, mas, segundo a Defensoria, até ontem a prefeitura não havia se pronunciado.

As defensoras entraram com o pedido de reabertura de leitos baseadas em inspeções nos hospitais e no Relatório Estatístico de Atendimentos do Plantão Judiciário noturno, que constatou, em maio de 2017, que apesar de “o número de demandas buscando leitos de terapia intensiva ter se mantido constante, o índice de óbitos aumentou, ao que tudo indica, em função do aumento do tempo de cumprimento das decisões liminares”. O documento informava ainda que “a desativação dos referidos leitos de terapia intensiva é um retrocesso social e só contribuirá para a elevação do já elevado índice de óbitos da população carioca”.

Segundo a Defensoria, durante uma inspeção, no ano passado, no Hospital Albert Schweitzer, foram encontradas “inúmeras irregularidades no funcionamento da unidade que colocam em risco a saúde e a vida dos cidadãos”, estando entre elas a desativação de 20 leitos de terapia intensiva por problemas estruturais no setor. Defensores voltaram à unidade no último dia 5 de fevereiro e constataram que os leitos permaneciam fechados.

UTI SERÁ REABERTA APÓS OBRAS

Já no Hospital Pedro II, as vistorias foram realizadas nos dias 30 de novembro do ano passado e 5 e 6 de fevereiro de 2018. Em todas as datas, afirmam os defensores públicos, foi constatada a desativação dos 15 leitos de UTI por falta de recursos materiais.

A Secretaria municipal de Saúde informou ontem que reativou 15 leitos de UTI do Hospital Pedro II. Um funcionário do hospital, que prefere não ser identificado por medo de represálias, afirmou que dez leitos foram reabertos anteontem, mas ressaltou que outros dez ainda permanecem fechados.

Sobre o Hospital Albert Schweitzer, a Secretaria municipal de Saúde afirmou que o espaço onde funciona a UTI necessita de “obras de readequações e intervenções estruturais", para as quais estão sendo providenciados recursos.