Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Bonsucesso adia reabertura da nova emergência

Extra / Cidade

23/02/2018


Após mais de seis anos de obras, a nova emergência do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) tem sua inauguração adiada mais uma vez, a despeito de uma decisão judicial determinando a reabertura para a próxima quarta-feira.

Com obras finalizadas e equipamentos instalados, os 2.600 m² da nova emergência ainda não receberam o principal: médicos e outros profissionais de saúde para atender a população. Em audiência na 11ª Vara da Justiça Federal, onde tramita, desde 2012, uma ação civil pública que pede a reforma e reabertura da emergência, a direção do HFB informou, em outubro passado, que seriam necessários 200 médicos.

— A inauguração foi adiada e estamos aguardando a chegada de profissionais de saúde para a nova emergência e também para outros setores do hospital — disse o presidente do Corpo Clínico do HFB, Baltazar de Araújo Fernandes.

Ontem, 67 pacientes estavam internados na “emergência de lata”, que funciona em contêineres com capacidade para 30 leitos. Para a nova emergência não abrir já superlotada, 37 pacientes teriam que ser transferidos para enfermarias. A direção do hospital, então, suspendeu internações que não são de emergência para abrir vagas. A medida foi cancelada ontem depois que o Ministério da Saúde determinou o adiamento da inauguração do novo setor.

O Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde informou, no entanto, que o novo espaço passará a ser utilizado “nos próximos dias”, sem definir uma data. Mas afirmou também que o perfil de atendimento da nova emergência está em fase de definição, estabelecendo-se protocolos de atendimento. Só depois, serão contratados os profissionais.

— Será uma emergência referenciada para as especialidades cirurgia geral, cardiologia e urologia. Isso está sendo pactuado com estado e município — explica Fernandes.