Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Vacina de células-tronco barra desenvolvimento de cânceres

O Globo / Sociedade

17/02/2018


Experimento com camundongos mostra potencial da abordagem 

Uma vacina feita com células-tronco derivadas do próprio paciente pode se tornar mais uma poderosa arma no arsenal dos médicos na luta contra o câncer. Experimento realizado por cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, com camundongos revelou que a técnica conseguiu barrar ou frear o desenvolvimento de tumores de mama, pulmão e pele nos animais, numa chamada “prova de conceito” que mostrou seu potencial para o tratamento e controle da doença, e talvez até sua prevenção, no futuro.

Células-tronco são capazes de se transformar em células de qualquer tecido do corpo e, para isso, se reproduzem muito rápido. Característica que é compartilhada pelas células cancerosas, cuja replicação descontrolada forma os tumores sólidos. Assim, os dois tipos de células apresentam estruturas moleculares semelhantes na sua superfície que podem provocar reações do sistema imunológico, conhecidas como antígenos.

E foi justamente esse atributo que os cientistas liderados por Joseph C. Wu exploraram na vacina para “ensinar” o sistema imunológico a atacar as células cancerosas. Para tanto, eles primeiro coletaram células adultas, isto é, já diferenciadas, dos animais e as “forçaram” a regredir ao estágio de células-tronco, similar ao de embriões. São as chamadas células-tronco de pluripotência induzida (iPSC, na sigla em inglês). Depois, os pesquisadores “desativaram” essas células com radiação, impedindo que começassem a se reproduzir e se tornassem elas próprias um “câncer”, para, por fim, injetá-las nos animais.

— Verificamos que as iPSC são muito parecidas com as células tumorais em sua superfície — explica Wu. — Assim, quando imunizamos um animal com células-tronco de pluripotência induzida geneticamente compatíveis, o sistema imunológico pôde ser treinado para rejeitar o desenvolvimento de tumores no futuro. Dependendo da replicação dos resultados em humanos, nossos achados indicam que essas células podem um dia servir como uma verdadeira vacina contra o câncer específica para cada paciente.

Ao todo, 75 camundongos receberam versões da vacina com as célulastronco de pluripotência induzida no experimento. Após quatro semanas, 70% deles exterminaram células tumorais de câncer de mama introduzidas nos seus organismos, enquanto os 30% restantes desenvolveram tumores significativamente menores que os observados nos animais do grupo de controle, que não recebeu a vacina. Posteriormente, os cientistas validaram o mesmo processo em novos experimentos com células de câncer de pulmão e de pele.

 

MAIOR NÚMERO DE ANTÍGENOS

Segundo os pesquisadores, o uso das células-tronco permitiu superar um dos principais obstáculos das imunoterapias contra o câncer: o número limitado de antígenos que pode ser “apresentado” ao sistema imunológico ao mesmo tempo de modo que ele reaja e passe a atacar as células tumorais. Elas têm a capacidade de se “disfarçar” como células saudáveis e assim escapar da reação imune. Nos experimentos, os cientistas também testaram o uso conjugado na vacina de parte do DNA de uma bactéria conhecida como CpG, já declarada segura para uso humano em ensaios clínicos anteriores, para reforçar a reação do sistema imunológico na luta contra o câncer.

— Apresentamos ao sistema imunológico um maior número de antígenos tumorais encontrados nas iPSCs, o que faz nossa abordagem menos suscetível à evasão do ataque imunológico pelas células cancerosas — resume Wu, também autor sênior de artigo sobre a experiência, publicado na edição desta semana do periódico científico especializado “Cell stem cell”.

Diante dos resultados, os cientistas esperam que no futuro se possam coletar células da pele, músculos ou do sangue de pacientes com câncer e reprogramá-las ao estágio de célulastronco de pluripotência induzida para a produção de vacinas imunoterápicas individualizadas. A princípio, essas vacinas seriam utilizadas como reforço de tratamentos mais tradicionais, como cirurgias, quimioterapia ou radioterapia, para evitar o ressurgimento da doença, mas também não é descartada a possibilidade de se tornarem uma estratégia de prevenção.

O que mais nos surpreendeu foi a eficácia da vacina com as iPSCs em reativar o sistema imunológico para atacar o câncer — diz Wu. — Essa abordagem pode ter grande potencial clínico na prevenção da recorrência dos tumores ou para atacar metástases distantes.