Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - O ‘bloco’ dos integrais

Extra / Bem-viver

12/02/2018


Esse tipo de alimento ajuda a regular o sistema digestório, se consumido sem exagero 

Os alimentos integrais possuem mais fibras do que os demais. Essa característica colabora com o bom funcionamento do intestino Ao comer alimentos integrais e beber água, forma-se um tipo de “gel” que retarda a absorção de açúcares, impedindo excessos Os integrais são ricos em sais minerais. O magnésio, por exemplo, auxilia no combate ao colesterol ruim Previne doenças As vitaminas dos alimentos integrais impulsionam o sistema imunológico (de defesa) do corpo. A presença da vitamina E também é importante, pois leva o alimento a atuar como antioxidante e prevenir doenças como o Alzheimer e o Parkinson Combate o colesterol Auxilia na digestão Controla a absorção de açúcar

Ao ingerir fibras deve-se beber muita água para não ficar com prisão de ventre

Na busca pela alimentação saudável, os alimentos integrais sempre aparecem nas recomendações dos nutricionistas. Por não passarem por nenhum processo de refinamento, eles preservam a maior parte de suas fibras.

— Os alimentos integrais são ricos em fibras, vitaminas e minerais, tendo um valor nutricional elevado quando comparado aos alimentos refinados. Garantem o fornecimento de sais minerais importantes para a saúde: selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Portanto, possuem um valor nutricional diferenciado e enriquecido — explica Caroline de Salve, especialista em nutrição.

Apesar de apresentar benefícios (veja ao lado), existe um limite para o consumo de alimentos integrais. A recomendação é ingerir, no máximo, 30 gramas diárias de fibras. Mais do que isso, o alimento pode causar prejuízos à saúde.

— Comer muita fibra pode retardar a absorção de alguns nutrientes, como o ferro e o cálcio, e a pessoa ficar com deficiência desses minerais — afirma a nutróloga Cassandra Pauperio.

A especialista também reforça que ingerir água é fundamental para que as fibras promovam um bom funcionamento intestinal. Caso contrário, a pessoa pode ficar com prisão de ventre.

A cada dia, os alimentos integrais estão ganhando mais espaço nas prateleiras dos supermercados. Mas, infelizmente, alguns produtos que se dizem integrais não o são. Caroline ensina como identificá-los:

— De acordo com as normas da Anvisa, a lista de ingredientes deve vir em ordem decrescente de quantidade, então a farinha integral precisa estar em primeiro lugar.