Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Febre amarela mata em Angra dos Reis

O Globo / Rio

05/02/2018


Vítima morava na Praia do Provetá; macaco também foi infectado na região 

Um homem de 38 anos morreu de febre amarela em Angra dos Reis, na Costa Verde do estado, na madrugada de ontem. A informação foi dada pela Secretaria municipal de Saúde da cidade. Wosley Ferreira da Silva era morador da Praia do Provetá, na Ilha Grande, e estava internado no Hospital Geral da Japuíba, em Angra. Ainda segundo o órgão, a vítima esteve recentemente na Praia da Longa, também na Ilha Grande, onde foi confirmada a morte de um macaco por febre amarela. A suspeita é a de que Wosley tenha contraído a doença lá.

Este é o primeiro caso confirmado de febre amarela em humanos em Angra dos Reis, que fica no Sul Fluminense, onde já há dez mortes provocadas pela doença. Foram cinco vítimas em Valença, duas em Rio das Flores, uma em Miguel Pereira e uma em Paraíba do Sul. Em todo o estado, a febre amarela já matou 18 pessoas este ano.

TURISTAS DEVEM TER VACINA

A morte de Wosley acontece no auge da temporada de férias de verão, quando a Ilha Grande é muito procurada por turistas. A prefeitura de Angra recomenda expressamente a todos que ainda não tomaram a vacina contra a febre amarela que não visitem a Ilha Grande e suas matas e cachoeiras. E informa que a Vigilância Sanitária do município tem estado em alerta, trabalhando em conjunto com o governo do estado, encaminhando os macacos encontrados mortos para análise. “De 2017 até janeiro de 2018, todos os macacos testados foram negativos para febre amarela. No entanto, na tarde de 2 de fevereiro, foi confirmado pelo Laboratório Central Noel Nutels (LacenRJ) a morte de um macaco por febre amarela na Ilha Grande, situação que comprova a circulação do vírus em nosso município”, informou a secretaria, em nota.

Na madrugada de ontem, acrescentou a prefeitura, o mesmo laboratório informou que o paciente morador da Ilha Grande que morreu no Hospital de Japuíba teve o diagnóstico de febre amarela confirmado.

Ontem, o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, esteve na Ilha Grande para acompanhar a campanha de vacinação da população e discutir com as autoridades municipais formas de combater o mosquito e evitar a propagação da doença. Ele já tinha uma visita agendada a Cantagalo, onde também foi registrado um óbito, e incluiu Angra dos Reis no roteiro ao saber da nova morte de Wosley.

No boletim de ontem, a secretaria confirmou 18 mortes por febre amarela em todo o estado. Além dos casos no Sul do estado, houve registros também em Teresópolis (três óbitos), Nova Friburgo (dois), Sumidouro (um), Cantagalo (um) e Carmo (um). Foi informado ainda que o número de pessoas infectadas pela doença também aumentou, de 41 para 42.

Até agora, a cidade com maior ocorrência da doença é Valença, com 14 casos confirmados. Além disso, quatro novos casos foram diagnosticados em macacos no estado. Os animais estavam nas cidades de Barra Mansa, Valença e Miguel Pereira, além de Angra dos Reis.