Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Imunização contra febre amarela avança

O Globo / Niterói

02/02/2018


Em Niterói, 70% do público alvo já foram vacinados 

Desde o começo deste ano, mais de 65 mil pessoas foram vacinadas em Niterói contra a febre amarela, segundo a prefeitura de Niterói. A campanha de vacinação contra a doença, que começou em 25 de janeiro com objetivo de reforçar a imunização, segue até a próxima sexta-feira em 49 postos de vacinação. O horário de atendimento é de segunda a sextafeira, das 8h às 17h.

Secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos diz que grande parte da população da cidade já está imunizada, já que no ano passado foram aplicadas 193 mil doses da vacina.

— Vacinamos mais de 70% do público-alvo, isso porque nos últimos dez anos já aplicamos a vacina em mais de 320 mil pessoas. A população está aderindo bem, pois está ciente da importância de se proteger da doença, mesmo sem nenhum caso registrado na cidade — avalia a secretária.

Durante este período de campanha, as doses aplicadas são fracionadas por determinação do Ministério da Saúde, mas crianças de 9 meses a 2 anos, gestantes e pessoas com condições clínicas especiais, além de quem tiver viagens internacionais marcadas, continuam recebendo a dose integral. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde, quem toma a vacina fracionada precisa de uma nova dose em oito anos; já os que recebem a vacina padrão ficam imunizados pelo resto da vida. Em Niterói, a vacinação vai continuar sendo oferecida nas unidades mesmo com o término da campanha.

ALERTA E SINTOMAS

A Secretaria Estadual de Saúde continua recomendando que, ao encontrar macacos mortos ou doentes, a população deve comunicar às autoridades sanitárias o mais rapidamente possível. Os primatas não são responsáveis pela transmissão da doença, mas a ocorrência de contaminação de macacos pela febre amarela serve de alerta para a evidência da doença na região, agilizando medidas de proteção aos moradores.

A febre amarela é transmitida através da picada de mosquitos. Febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias, são os sintomas mais comuns. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), problemas no fígado e nos rins, hemorragia e cansaço intenso.