Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Suspensa empresa ligada a subsecretário

O Globo / Rio

30/01/2018


Fornecedora de próteses não poderá mais trabalhar com a prefeitura 

A Osteossintex Material Hospitalar LTDA, que fornece próteses para hospitais do município, foi descredenciada e não poderá mais prestar serviços para a prefeitura. A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial. A sócia da empresa, conforme O GLOBO revelou na semana passada, é Nathaly Cazzarotto, mulher do subsecretário municipal de Saúde Complementar, João Berchmans Iório de Araújo, que, na época das compras, era chefe do setor de ortopedia e diretor do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Atualmente, Berchmans está cotado para assumir a Secretaria de Saúde, numa reforma administrativa que está sendo planejada pelo prefeito Marcelo Crivella.

IMPEDIMENTOS JURÍDICOS

 O descredenciamento cumpriu orientação da Procuradoria-Geral do Município. Em seu relatório, concluído na última sexta-feira, o procuradorgeral Antônio Carlos de Sá aprovou a análise do corpo técnico do órgão, que identificou impedimentos jurídicos na contratação da empresa, que apresenta como sócio parente de servidor ocupante de cargo em comissão.

Sá ressaltou ainda a importância de o gestor público apurar a possibilidade de interferência de Berchmans na licitação em que a empresa de sua mulher foi escolhida. O médico foi nomeado como subsecretário, no último dia 5, por Crivella.

A procuradora-assessora Fernanda Lousada Cardoso, responsável pela análise deferida pelo procurador-geral, explica que o descredenciamento é necessário para “preservar os princípios da moralidade e da impessoalidade”, presentes em qualquer modalidade de escolha promovida pela administração pública.

Na análise técnica, a procuradora enfatizou que, logo após Berchmans assumir a subsecretaria, a empresa de sua mulher participou de uma nova convocação pública para fornecer mais órteses e próteses. No último dia 12, a Osteossintex foi habilitada a prestar o serviço. Segunda ela, “o fato de haver parente ocupante de cargo público em comissão dentro da estrutura administrativa do órgão licitante pode trazer problemas para a contratação da empresa". No domingo, procurada, a assessoria do prefeito informou que não comentaria se era ético ou não o fato de o subsecretário ser casado com uma fornecedora da prefeitura.

De acordo com levantamento feito pelo GLOBO no Rio Transparente, site oficial de acompanhamento dos gastos da prefeitura, desde 2010, a empresa de Nathaly recebeu cerca de R$ 5,3 milhões pelo fornecimento de órteses e próteses para unidades da rede municipal de saúde.

José Carlos de Araújo, pai de Berchmans, e seus irmãos são sócios da Clínica Nova Guanabara, que também presta serviços para a Secretaria municipal de Saúde.