Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Laços familiares na prefeitura

Extra / Cidade

29/01/2018


Pai e mulher do subsecretário de Saúde têm empresas que prestam serviço para o município 

Cotado para assumir o cargo de secretário de Saúde numa eventual mudança na equipe de Crivella, João Berchmans de Araújo — hoje subsecretário de Saúde Complementar — tem laços familiares que o ligam a mais de uma empresa prestadora de serviço da secretaria municipal de Saúde. Além da Osteossintex, fornecedora de órteses e próteses para hospitais da rede que tem entre os sócios a mulher dele, Nathaly Cazzaroto, a clínica Nova Guanabara tem José Carlos de Araújo, pai de Berchmans, e seus irmãos como sócios. Sem ter participado de licitação, essa clínica tem contrato com a Secretaria municipal de Saúde.

Com a clínica Nova Guanabara foram celebrados dois contratos, num total de R$ 6,3 milhões, dos quais R$ 604 mil foram pagos até agora, segundo o Rio Transparente, site de acompanhamento das despesas da prefeitura. Berchmans, que é ortopedista, ainda foi sócio, até maio de 2013, da clínica. O primeiro contrato teve a duração de dois anos (20112013) e foi encerrado. Já o segundo, com duração de cinco, foi assinado em setembro de 2016 para fornecer serviços de fisioterapia para pacientes encaminhados pelo SUS.

Em maio de 2013, João Bechmans e seu irmão José Carlos de Araújo Júnior transferiram suas cotas na sociedade para Gláucia Iório de Araújo Guimarães. Dados da Receita Federal mostram que Gláucia continua como sócia administradora. O pai do subsecretário, José Araújo, por sua vez, também aparece como um dos sócios no site da Receita.

Por meio da assessoria de Crivella, o subsecretário admitiu que o pai dele é dono da Clínica Nova Guanabara há mais de 40 anos e diz que o fato não fere “princípios legais”.