Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Vacina contra a febre amarela já começa a faltar nos postos

Extra / Cidade

17/01/2018


Em várias unidades, estoques não deram conta da procura. Estado diz que não faltam doses

No dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o Estado de São Paulo como área de risco para turistas por causa da febre amarela, o Rio enfrentou, mais uma vez, problemas na logística de vacinação, com pessoas batendo à porta de postos em que os estoques acabavam rapidamente. Apesar de alegar ter doses suficientes para a imunização de todos e garantir não ser necessária a antecipação da campanha de fracionamento do Ministério da Saúde, que só começará em fevereiro, o Estado do Rio ainda tem 60% de sua a população alvo para ser imunizada, cerca de 8 milhões de fluminenses. Levantamento do jornal “O Globo” revela que esse é um contingente maior do que o de São Paulo e de Minas Gerais, onde, respectivamente, 6,3 milhões e 3,6 milhões de pessoas ainda precisam ser vacinadas.

Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, filas davam voltas em frente e dentro de postos, onde as doses acabaram cedo. A situação não foi diferente nas unidades da capital, que distribuíram senhas. Na Policlínica José Paranhos Fontenelle, na Penha, 300 números foram entregues a partir das 8h e, às 11h, não havia mais estoque.

No Centro Municipal de Saúde Clementino Fraga, em Irajá, só quem chegou muito cedo conseguiu uma das 120 senhas para ser vacinado de manhã. O vendedor Renato Dantas, de 47 anos, que entrou na unidade às 10h30m precisou esperar duas horas, quando foi oferecida uma segunda leva de 80 senhas. — É um absurdo termos que esperar tanto. Mas, com cada vez mais casos no estado, a gente fica preocupado. Vim me proteger.

Segundo Kátia Duarte, diretora da unidade de Irajá, não há falta de vacinas:

Estamos restringindo a vacinação. Não podemos fazer a triagem de forma irresponsável. Tivemos de abrir uma sala extra devido à grande procura.

‘A população estava inerte’

Os números mostram a corrida aos 244 centros de saúde e clínicas da família da Prefeitura do Rio. Só anteontem foram aplicadas 26.279 doses, enquanto em novembro e dezembro foram vacinadas 20.321 e 16.592 pessoas.

— Demorei a me preocupar. Agora, vi que precisava me proteger e proteger meus filhos — explicou a dona de casa Maria do Socorro Gonçalves, moradora de Irajá.

Para o epidemiologista Edimilson Migowski, professor da Faculdade de Medicina da UFRJ, o Brasil sofre com a falta de educação em saúde:

— Isso provoca inércia da população, que se vacina só quando a situação está grave.

A falta de vacina atinge também as clínicas particulares. De dez procuradas, apenas uma disponibilizava ontem a imunização, a R$ 215.

UM CICLO DE MEDO

Doença exportada

A Holanda confirmou ontem um caso de febre amarela, que, segundo autoridades do país, teve origem no Estado de São Paulo. Quem contraiu a doença é um homem de 46 anos que retornou para casa na semana passada, após uma viagem de 21 dias pelo Brasil. Ele esteve em Mairiporã, cidade que registrou mortes provocadas pela febre amarela.

Macaco morto

Um macaco sagui foi encontrado morto na tarde de segunda-feira no município de Engenheiro Paulo de Frontin. O animal foi recolhido e levado para exames, que vão identificar a causa da morte.

Tempo do vírus

Historicamente, os surtos de febre amarela têm início em outubro e resistem por dois ou três anos, com picos nos verões. Começou entre 2016 e 2017 e segue.

Salto nos números

O secretário executivo do Ministério da Saúde afirmou que o número de notificações por febre amarela deu um salto de 42% em apenas 20 dias. De julho a 26 de dezembro, foram 330 e, de dezembro até 14 deste mês, 470.

SAIBA MAIS

A vacina é indicada para todas as pessoas de 9 meses a 60 anos, que não tenham contraindicação

Não devem tomar pessoas com sistema imunológico comprometido, alérgicos a ovo e derivados, gestantes, mulheres que estejam amamentando, portadores de HIV e idosos com mais de 60 anos. Mas há casos que o médico pode autorizar

Para saber onde tem um posto perto da sua casa ligue 1746 ou acesse http://www.rio.rj.gov.br/ web/sms

Macacos não transmitem a doença, eles também são vítimas. A febre amarela é transmitida por mosquitos Haemagogus janthinomys, Sabethes ou Aedes aegypti.