Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Dez municípios convocam para vacinação contra febre amarela

Extra / Mais Baixada

15/01/2018


Ministério da Saúde forma cinturão de bloqueio para tentar conter o vírus na região, e cidades já intensificam imunização da população. Saiba quais unidades estão aplicando as doses.

Um cinturão de bloqueio contra a febre amarela foi montado na Baixada depois que a Fiocruz descobriu o vírus num macaco na Reserva Biolõgica do Tinguá. Em Nova Iguaçu, a vacinação foi intensificada. Outros nove municípios da região que vão entrar na campanha do Ministério da Sáude já se mobilizam para intensificar a vacinação.

Em uma semana, nova Iguaçu recebeu 200 mil doses da vacina. Mesmo assim, 70% dos moradores da cidade ainda não estão vacinados. Uma tenda foi montada na praça de Tinguá. Os postos de Rio D'ouro, Jaceruba, Adrianópolis, Tinguá e Vila de Cava também oferecem a vacina. As unidades funcionam das 8h às 17h. Durante os fins de semana do mês de janeiro, em Nova Iguaçu, dois ônibus percorrerão bairros próximos à reserva, para vacinar moradores e trabalhadores da região.

O Ministério da Saúde anunciou uma campanha para depois do carnaval, em dez municípios da Baixada, além de Rio, Niterói, São Gonçalo e Itaborai, de 19 de fevereiro a 9 de março. Apesar do ponto facultativo decretado para hoje devido ao aniversário de Nova Iguaçu, todas as unidades vão funcionar normalmente.

Em Japeri, a Secretaria de Saúde preparou uma estratégia para ir às residências e colocar postos itinerantes nos bairros. As atividades começaram na última terça-feira. Até a sexta passada, foram visitados 437 imóveis.

Agentes da Vigilância Ambiental em Saúde estão nas ruas diariamente. A equipe é formada por agentes de combate a endemias, além de médico e enfermeiro que fazem a avaliação de pacientes com mais de 60 anos. O grupo conta ainda com o apoio de carro-fumacê e três equipamentos costais.

Em Belford Roxo, foram vacinadas 70 mil pessoas no ano passado. Na última sexta, durante ação social em Nova Aurora, cerca de mil pessoas foram imunizadas.

Já a Prefeitura de Queimaprioriza moradores de áreas de risco — bairros que fazem divisa com a região da Mata de Nova Iguaçu — e viajantes.

Confira ao lado onde se vacinar na Baixada. As administrações de Nilópolis e Seropédica não responderam até o fechamento desta edição.

ONDE SE VACINAR

DUQUE DE CAXIAS

UPH de Xerém: segundas, quartas e sextas. CRAESM de Xerém: aos sábados. Capivari: Escola Municipal Parque Capivari: hoje, das 9h às 13h. Praça da Mantiquira: sexta-feira, das 9h às 16h, e sábado, das 9h às 12h. Vila Canaã: Igreja Nova Vida: dia 17 deste mês (quartafeira), das 9h às 13h.

NOVA IGUAÇU

Vacina em todos os postos do município, de segunda a sexta, das 8h às 17h. As unidades da região da zona da mata funcionarão também aos sábados e domingos, até o dia 31.

BELFORD ROXO

A vacinação está sendo feita nas cinco policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: Neuza Brizola (Centro), Heliópolis, Santa Maria, Parque São José e Parque Amorim.

QUEIMADOS

A unidade que está fazendo a vacinação é o Posto Belmira Vargas ( Rua da Batalha 31, Roncador), das 8h às 17h.

MAGÉ

Todos os 41 postos do município estão vacinando.

MESQUITA

Dez unidades servem como polo de vacinação. Cada uma atende em dia e horário distintos. Para conferir dias e horários, acesse o Facebook da prefeitura (@prefeiturademesquita).

JAPERI

Além das visitas, todos os nove postos de saúde e a Unidade Mista de Engenheiro Pedreira estão disponibilizando a vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

MERITI

Cinco postos estão vacinando, de segunda a sexta, das 8h às 17h: Anibal Viriato, Coelhão, Vila Norma, Vila São João e Jardim Sumaré.