Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Confirmada hepatite A em água do Vidigal

Extra / Cidade

11/01/2018


Foi constatada contaminação em chuveirinho da praia, lote de água mineral e cisterna 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou a presença do vírus da hepatite A em três amostras recolhidas no Morro do Vidigal, onde 75 moradores tiveram a doença no último mês. A contaminação foi constatada na água do chuveirinho da praia em frente ao Hotel Sheraton, que ontem foi retirado pela prefeitura. O exame deu positivo numa cisterna no número 759 da Avenida Presidente João Goulart, principal rua da favela, e num lote de água mineral Ouro da Serra, vendida no número 753 da mesma via.

A prefeitura informou que determinou a interdição dos três pontos. No entanto, ontem à tarde, a loja que vendia a água mineral infectada continuava aberta, e a cisterna estava sem qualquer sinal de fechamento. Questionada, a prefeitura não explicou por que o local continuava funcionando. Em nota, a Secretaria de Conservação e Meio Ambiente informou que o responsável pela cisterna e a origem da água usada no reservatório ainda não tinham sido identificados, mas que técnicos do órgão voltarão hoje ao endereço para aterrar o reservatório. Já o chuveirinho, muito usado pelos moradores do Vidigal e hóspedes do Sheraton, foi desmontado.

O Sheraton informou que a água que abastece o chuveiro da praia é da Cedae. O hotel ressaltou que água usada em suas dependência passa por análises de rotina da qualidade. O último laudo, informou, foi emitido em 26 de dezembro, com resultado positivo para potabilidade. No entanto, de acordo com a Cedae, o chuveiro tem origem na rede interna do estabelecimento. Hoje, a companhia coletará amostras na entrada de água, nas caixas d’água e na cisterna do hotel para nova análise.

Empresa contesta

A água mineral Ouro da Serra, na qual também foi encontrado o vírus da hepatite A, aformou ao “RJTV”, da Rede Globo, que o exame feito pela prefeitura é uma calúnia. A empresa diz que faz testes em laboratórios próprio e terceirizado. Além disso, alega que as amostras foram coletadas na terça-feira e, por isso, não teria havido tempo para a emissão de um resultado.

Dos 92 casos de hepatite A notificados no Vidigal, 75 já foram confirmados por exames laboratoriais. Ontem, a cuidadora de idosos Gerlândia Macedo, que aproveitava o sol na Praia do Vidigal, disse que ficou preocupada com o resultado do exame:

— Tenho uma amiga que está com hepatite. Antes de vir para cá, eu fui visitá-la. Semana passada, ela estava aqui conosco. Nós adorávamos usar esse chuveirinho. Eu me molhava mais nele do que no mar. Algumas pessoas bebiam dessa água.

O barraqueiro Marco Costa, de 51 anos, que vende caipirinha e biscoitos, foi o primeiro a dar falta do equipamento ontem de manhã:

— Cheguei aqui às 8h e levei um susto. Não entendi nada. Tiraram e não deram informação alguma. Eu sempre usava água dali para lavar a barraca e quando fui encher os baldes dei de cara na parede.

SHERATON Hotel diz que chuveirinho é abastecido pela Cedae, que nega

SAIBA MAIS

O QUE É A HEPATITE A

A hepatite A é uma doença aguda do fígado causada por um vírus. Ela pode ser transmitida pela água e por alimentos e objetos contaminados com fezes que são levados à boca ou pelo contato pessoa a pessoa.

SINTOMAS

Os principais sintomas são: febre, olhos amarelados, dor abdominal, mal-estar, falta de apetite, fezes esbranquiçadas, urina escura, náuseas e vômitos.

COMO SE PREVENIR

Para prevenir a contaminação é importante consumir água tratada, usar hipoclorito de sódio ou ferver a água para consumo; Cozinhar bem os alimentos; Lavar bem e desinfetar frutas e verduras. Só descascar a fruta depois de lavada e desinfetada; Lavar as mãos antes de preparar alimentos, antes e após as refeições, a cada troca de fralda ou após a manipulação de fezes ou lixo.