Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Prefeitura diz que só pagará OSs em meados de fevereiro

O Globo / Rio

11/01/2018


Funcionários de 200 clínicas da família estão com os salários de dezembro atrasados

A prefeitura do Rio informou ontem, por meio de uma rede social, que só deverá fazer os repasses às organizações sociais (OSs) que ainda não receberam seus pagamentos em meados de fevereiro. Isso significa que os profissionais de 200 clínicas da família vão ficar até lá sem o salário de dezembro. Os vencimentos de janeiro também serão depositados com atraso.

A rede de saúde municipal está dividida em dez áreas. De todas elas, em somente duas os pagamentos foram quitados. Atualmente, os repasses são aguardados por 88% das 227 clínicas da família. Juntas, elas são responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 5,2 milhões de pessoas.

Duas organizações sociais enviaram comunicados aos seus funcionários informando que não há previsão de pagamento do salário de dezembro, porque não receberam os repasses da prefeitura do Rio.

A OS Viva Rio afirmou, no comunicado, que “por conta dos atrasos nos repasses da prefeitura, infelizmente,” não conseguirá pagar os salários na data correta, que foi ontem, quinto dia útil do mês. Já a OS Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) informou que o pagamento dos salários será efetuado “tão logo a prefeitura realize os repasses referentes aos contratos de gestão“.

Hoje haverá uma reunião na prefeitura com o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria municipal de Saúde, as organizações sociais e um grupo de trabalhadores, para discutir a questão salarial.

No mês passado, os funcionários de clínicas da família fizeram uma greve parcial por causa dos atrasos nos salários. Procurada, a Secretaria municipal de Saúde não quis comentar o assunto.