Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Saiba onde se vacinar contra a febre amarela em Nova Iguaçu

Extra / Mais Baixada

08/01/2018


Após morte de macaco com sintomas da doença na Reserva Biológica do Tinguá, Secretaria de Saúde do estado recomendou que moradores da região se previnam e tomem a dose.

Diante da recomendação da Secretaria estadual de Saúde, a Prefeitura de Nova Iguaçu intensificou a vacinação contra a febre amarela para moradores e turistas que frequentam a reserva de Tinguá. Diariamente, inclusive, aos sábados e domingos, das 8h às 17h, haverá a aplicação da dose nos postos de Rio d'ouro, Jaceruba, Tinguá e Adrianópolis. Uma base de vacinação também foi montada na Praça de Tinguá que funcionará no mesmo horário.

Outro reforço na ação de prevenção será a volta das equipes de saúde às residências de moradores da região para ressaltar a importância da imunização. Um cadastro para visita aos postos será re- alizado na ocasião. As ações serão ainda estendidas com as visitas domiciliares de agentes de epidemiologia que passarão a ser quinzenais, e não mais bimestrais, como estabelece o Ministério da Saúde. As equipes aplicarão larvicida e darão orientações sobre prevenção.

— O momento é de reforçar as ações e intensificar a prevenção — tranquiliza o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

100 mil É o número de doses da vacina que foi disponibilizado pelo Governo do Estado

Macaco foi encontrado morto

Um diagnóstico feito pela Fiocruz confirmou que um macaco encontrado morto no fim do mês passado na Reserva de Tinguá portava a doença. A Secretaria de Saúde esclarece que o animal não transmite a febre amarela, eles são vítimas da doença. A febre amarela é transmitida apenas pela picada de mosquitos silvestres.

Não devem tomar a vacina contra a doença: bebês abaixo de 9 meses, além de pessoas com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde ou ainda pacientes com anomalias que causam alterações no sistema de defesa (nascidas com a pessoa ou adquiridas).

Para tirar mais dúvidas, acesse o site www.febreamarelarj.com.br.

DICAS PARA SE PREVENIR CONTRA A FEBRE AMARELA

Elimine focos do mosquito Evite manter recipientes com água parada no interior e exterior da sua casa. Verifique vasos de plantas. Os insetos depositam, geralmente, seus ovos em locais onde a água está acumulada.

Não acredite em mitos A vacina é 100% segura e de

elevada eficácia. Os efeitos secundários são poucos e controlados. Não existe evidência clínica de que a vacina provoque disfunções sexuais, amputações ou outras doenças súbitas. Redes anti-mosquitos e repelente Sempre que possível, durma sob uma rede mosquiteira. Aplique repelente nas áreas expostas do corpo (pescoço, braços, pernas e mãos), evitando o contato com os olhos, nariz e boca. Renove a aplicação de três em três horas. Ao surgirem os sintomas, vá ao médico Os sintomas surgem de três a cinco dias após a picada do inseto. Os primeiros são semelhantes aos de uma gripe: febre, dores musculares, dores de cabeça, vômitos, náuseas, perda de apetite e arrepios. Corra para o médico.

Quem não pode tomar a vacina Idosos, gestantes e pessoas com doenças autoimunes não

devem ser vacinadas contra a febre amarela, segundo Alberto Chebabo, infectologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ.