Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Pezão não cumpriu 72 das 100 promessas de campanha

Extra / Cidade

08/01/2018


Das cem propostas que fez quando foi eleito, governador Pezão deixou de cumprir 72 

Com o caixa ainda no vermelho, o governador Luiz Fernando Pezão deverá enfrentar dificuldades financeiras até o último dia de sua gestão. Se nada mudar, segundo seus aliados e correligionários, o grande êxito dessa administração em 2018 será pagar salários em dia a partir de fevereiro, e, assim, o mandato de Pezão deve terminar com muitas metas não atingidas. Mais precisamente 72 de cem que ele propôs quando foi eleito, em 2014. O governador atribui o desempenho à queda do preço do barril de petróleo e da arrecadação do ICMS:

— O Estado do Rio foi a unidade da federação na qual os efeitos da depressão econômica brasileira foram mais fortes. A intensidade da crise surpreendeu governo, empresas e analistas econômicos.

No dia seguinte à sua vitória, Pezão assinou uma lista com cem metas para o seu governo. Dessas, só 20 podem ser consideradas realizadas ou parcialmente realizadas. Não foi possível checar com precisão a situação de oito delas.

Do que conseguirá fazer em 2018, Pezão disse que pretende entregar 12 trens que faltam para a SuperVia ter toda a frota com ar-condicionado. A construção da Estação de Tratamento de Água Guandu 2 também deve avançar, mas a obra só deve ser concluída, segundo a própria Cedae, em 2021. O governador afirmou ainda que pretende retomar o programa de despoluição da Baía de Guanabara. Ele destaca que “abriu 82 escolas de ensino profissionalizante enquanto a promessa era construir 81 em quatro anos”. A Secretaria de Ciência e Tecnologia informou, no entanto, que foram inauguradas 52 unidades.

Além disso, disse Pezão, “foram implantadas 80 escolas em tempo integral emumano, enquanto a promessa era de 70”. Outra meta cumprida foi a construção do Hospital Regional Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda.

ALGUNS EXEMPLOS

50 NOVAS UPPS

Nenhuma nova unidade foi inaugurada nesta gestão. A última, a 38ª do estado, foi a UPP da Vila Kennedy, em 2014, instalada antes mesmo de Pezão ganhar a eleição.

METRÔ ATÉ O RECREIO

A expansão e a Linha 3 não saíram do papel. A Linha 4 parou no Jardim Oceânico.

TELEFÉRICO NA ROCINHA

A obra nem começou. Em compensação, um teleférico que já estava pronto, o do Complexo do Alemão, não está mais em operação há pouco mais de um ano, à espera de um novo cabo.

SAÚDE

O estado construiu 57 UPAs, isso de 2007 para cá. Só administra 30, as demais foram entregues a prefeituras. O governador prometeu ainda inaugurar unidades geriátricas e pediátricas. As dedicadas a idosos nunca saíram do papel. Há duas UPAs pediátricas, mas ambas já funcionavam e foram racionalizadas por causa da crise.