Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Quando a cura vem pela alegria

O Globo / Zona Sul

14/12/2017


ONG amplia intervenções artísticas em unidades de saúde; Hospital da Lagoa e Pró-Criança Cardíaca estão no roteiro

Um cortejo de música e alegria que vai trazendo novo ânimo e abrindo sorrisos por onde passa. É mais ou menos o que acontece quando os atores da ONG Conexão do Bem chegam para mais uma intervenção artística nos 12 hospitais em que atuam. Os mais recentes a fazerem parte desse roteiro são o Hospital da Lagoa e o Pró-Criança Cardíaca, em Botafogo.

— Neste último faremos uma intervenção na próxima terça-feira. É sempre uma alegria começar a atuar num novo hospital. Temos mantido a frequência de uma performance por mês em cada unidade de saúde. Agora estamos fazendo o circuito de cortejos natalinos — conta Felipe Hauit, um dos idealizadores do projeto, que existe há cinco anos e começou a funcionar no Hemorio, no Centro.

De ambulatórios a emergências, passando por leitos, áreas de convivência e administrativa, não há um só setor em que o grupo não leve sua performance, que inclui jogos e cenas teatrais, além de composições e paródias musicais. O repertório é popular e diversificado e vai de Alceu Valença a Tim Maia, de Marisa Monte a Luiz Gonzaga.

— Hospital é um espaço para o qual ninguém quer olhar porque remete à doença e sofrimento. Mas, para nós, é um local de produção de saúde — conta Hauit, falando da importância de manter um trabalho recorrente nas unidades. — Só assim é possível perceber a transformação daquele espaço e dos pacientes, entendendo o que precisam e gostam. Existem pessoas internadas há meses, e é maravilhoso ver o progresso de cada uma delas.

O próximo passo é expandir o número de hospitais e capacitar mais atores para integrar a equipe.

— Esse trabalho me lembra o que é ser humano. Acredito que só aprendendo a olhar a coletividade é que vamos transformar a nossa realidade.