Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Saúde em recuperação

Extra / Mais Baixada

30/11/2017


Reforma de emergência e contratação de médicos garante melhor atendimento em hospital

É bom o estado de saúde do Hospital Municipal José Rabello de Mello. De acordo com pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremerj) em parceria com a Defensoria Pública, divulgada em agosto deste ano, a unidade é a única das 52 em funcionamento na Baixada Fluminense que oferece um serviço satisfatório à população. A inauguração da nova emergência, em outubro, deu mais uma injeção de organização ao espaço.

— A reforma mudou a estrutura de atendimento. Antigamente, na mesma entrada chegavam gestantes, crianças, adultos, baleados... Era tudo no mesmo lugar. Bastava abrir uma porta para ver um paciente entubado, com sonda, em frente de quem estava fazendo a ficha. Agora, temos duas recepções: uma voltada para crianças e gestantes, e outra para o público em geral. O novo esquema agilizou o atendimento e deu mais qualidade para o profissional trabalhar — garante Marco Appolinário, secretário de Saúde.

O investimento no único hospital do município também tem como objetivo atender à demanda em outros aspectos, como o de cirurgias eletivas. Este ano, 329 operações já foram realizadas na unidade, 113 a mais do que no mesmo período de 2016. O aumento se deu graças à ampliação do quadro de médicos.

— Estamos com duas equipes de cirurgia-geral, antes era só uma. E montamos uma equipe de cirurgia de planejamento familiar (vasectomia e ligadura), que não existia. Mas é bom deixar claro que só operamos o paciente após oferecer em consulta ambulatorial todos os métodos contraceptivos disponíveis (preservativo, DIU, pílula anticoncepcional). Também começamos a fazer cirurgia de próstata e ainda investimos na ampliação do serviço de ortopedia — diz Appolinário.

Mais postos e agentes comunitários

Apesar da ampliação dos serviços oferecidos, Guapimirim tem carências na saúde.

 — Ainda falta fazer muita coisa. No início do ano, estávamos com quatro postos funcionando, hoje temos oito. Mas queremos chegar ao fim do mandato com 100% de cobertura de PSF (Programa de Saúde da Família), o que diminui o número de pacientes no hospital. Colocamos agentes comunitários nas ruas e vamos inaugurar três novas unidas de saúde em 2018. Mas para cobrir a demanda total do município, são necessários de 20 a 22 postos de atendimento. Vamos chegar lá — frisa o secretário de Saúde.

Fila de espera para fazer exames diminui

Primeiro centro de diagnóstico da cidade, o Guapi Imagem foi inaugurado em 6 de outubro para oferecer exames como raios X, tomografias, ultrassonografias, endoscopia e doppler. A meta é alcançar a marca de 1.200 atendimentos mensais, capacidade total da unidade.

— Por enquanto, estamos fazendo, em média, 370 exames mensais porque temos que aguardar a convocação de técnicos aprovados em concurso público. Mamografia e raios X, por exemplo, só agendamos para dois dias na semana por falta de equipe. A meta é de funcionar em pleno vapor a partir de janeiro e conseguir acabar com a fila de espera em seis meses. Chegando ao cenário ideal, o paciente que fizer o agendamento agendará seu exame no prazo máximo de duas semanas — avisa Marco Appolinário.