Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Ritmo muito perigoso

Extra / Bem Viver

22/11/2017


Arritmia cardíaca afeta mais de 20 milhões de brasileiros e mata 320 mil no país

O coração é um órgão muito importante para o funcionamento do corpo e quando seus batimentos funcionam de maneira irregular (ou muito rápido ou muito devagar), todo o organismo pode sofrer. Esta condição é chamada de arritmia cardíaca. No Brasil, mais de 20 milhões de pessoas têm um dos tipos desta doença, responsável por mais de 320 mil mortes súbitas todos os anos no país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac).

— Este problema pode ser desenvolvido por inúmeros motivos, como a insuficiência cardíaca e o infarto agudo — destaca o cardiologista Marcelo Foradini, coordenador do Serviço de Emergência do Hospital Badim.

Problemas como pressão arterial alta, maus hábitos alimentares, consumo excessivo de álcool e de bebidas energéticas, e uso de tabaco e drogas ilícitas como cocaína e crack, aumentam as chances de desenvolver a doença.

Uma das arritmias mais comuns na população brasileira é a fibrilação atrial, com a estimativa de 1 milhão de casos.

— A prevalência desta arritmia aumenta com o passar da idade, mas acomete também os jovens. Ela pode aparecer associada a doenças cardíacas ou em um coração normal, mas também pode ser passada geneticamente — afirma o cardiologista Pablo Reis do Hospital São Francisco na Providência de Deus.

Esta doença faz com que o átrio (parte superior do coração) perca sua capacidade de contrair. Isso possibilita a formação de coágulos.

— Enquanto este coágulo está dentro do átrio não tem problema. Mas ele pode se desprender e parar no cérebro, causando um derrame — alerta Muhieddine Omar Chokr, especialista em Eletrofisiologia Invasiva e Arritmologia Clínica no Instituto do Coração (INCOR)

POSSÍVEIS SINTOMAS

Palpitação A pessoa sente que os seus batimentos cardíacos estão irregulares, o que pode causar desconforto Cansaço Atividades que faziam parte da rotina passam a causar muito cansaço, fazendo com que a pessoa sinta dificuldades de executá-la Visão turva Algumas vezes, associado à tontura, a pessoa pode ficar com a visão turva por alguns instantes Dor no peito É possível que a pessoa sinta dores no peito por conta do ritmo irregular dos batimentos cardíacos Tontura Por conta na alteração dos batimentos cardíacos, a pessoa pode sentir uma tontura ao se levantar Suor em excesso Quem tem algum tipo de arritmia pode ter crises de sudorese

Diagnóstico precoce contribui para cura

A fibrilação atrial faz com que o coração dilate. Com o novo tamanho, o órgão entra no processo chamado de remodelamento (alteração anatômica e elétrica), que torna mais difícil o controle da arritmia. Por conta disso, é fundamental ficar atento aos possíveis sintomas (veja acima) e procurar ajuda médica para um diagnóstico precoce.

— Os pacientes que são acometidos por este tipo de arritmia podem ter o controle ou ficarem livres dela pelo resto da vida, mas para isso é preciso o diagnóstico correto — orienta o cardiologista Muhieddine Omar Chokr.

Os tratamentos podem ser feitos por meio de medicamentos ou pela técnica conhecida como ablação atrial: um cateter é inserido pela virilha até o coração.

— Por meio deste procedimento realizamos uma cauterização ao redor das veias e conseguimos controlar a doença em mais de 90% das vezes — explica Muhieddine.