Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Quando maltratadas, algumas doenças podem levar à surdez

Extra / Bem Viver

06/11/2017


Otite e sarampo, por exemplo, deixam graves sequelas se o tratamento não for adequado

A surdez pode ter causas genéticas ou ser desenvolvida durante a vida. Algumas doenças, quando não recebem o tratamento adequado, podem deixar sequelas, e uma delas é a perda total ou parcial da audição. Por isso é importante seguir as recomendações médicas na hora de tratar uma doença, por mais simples que ela possa parecer.

— Quando a gente procura um profissional para iniciar um tratamento, é importante fazer valer as recomendações dadas por ele. Ao administrar uma dosagem de medicamento, o médico precisa avaliar se está fazendo o efeito esperado. Mas isso ele só consegue ver se o paciente voltar à consulta de revisão. Precisamos fazer até o que é bem básico, como o repouso — afirma a fonoaudióloga Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas.

A otite, doença muito comum em crianças, a princípio não é grave, se for tratada corretamente. Porém, por causa do excesso de líquido atrás da membrana timpânica, o tímpano deixa de receber as vibrações de forma correta, resultando em problemas auditivos temporários. Mas, se a pessoa tiver a doença com frequência e não tratá-la corretamente, a perda de audição pode se tornar definitiva.

Problemas assim podem afetar tanto crianças quanto adultos, como explica Wallace Nascimento de Souza, otorrinolaringologista do Hospital Adventista Silvestre:

Os dois grupos estão expostos a causas e riscos diferentes. As crianças podem evoluir com perda de audição por otites não tratadas ou após outras doenças infecciosas, como sarampo e caxumba. Os adultos também podem ser acometidos por esses agentes infecciosos, além de terem o risco aumentado após doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis.

AS DOENÇAS

Sarampo
Uma das sequelas do sarampo é a otosclerose, o crescimento anormal do estribo, um dos ossos do ouvido médio, o que impede que estruturas dentro do ouvido trabalhem de forma correta. O estribo, geralmente de um dos ouvidos, deixa de vibrar, e o som não consegue passar, prejudicando a audição

Caxumba
Pode causar surdez porque o vírus provoca inchaço das glândulas salivares próximas aos ouvidos

Rubéola
O ideal é que a mulher se vacine contra a rubéola antes de engravidar, pois, quando a doença surge na gravidez, pode infectar a criança. O vírus da rubéola altera a multiplicação celular e interfere na formação dos órgãos, além de inflamar os tecidos. A infecção causa perda da audição na criança

Sífilis
Quando não tratada, a sífilis pode afetar diversas áreas do corpo, inclusive a audição, provocando a surdez. Quando a doença passa da mãe para o bebê, durante a gestação, a criança tem uma má-formação nos ouvidos, deixando-a surda

Meningite
A inflamação da meninge atinge a cóclea, fica localizada no ouvido interno. Ela é a responsável por transformar os sinais acústicos em elétricos e mandar a informação para o cérebro, possibilitando a audição. A inflamação bloqueia esse processo e causa surdez

OUTRAS CAUSAS

CERA NO OUVIDO
O excesso de cera no ouvido médio pode prejudicar a audição, levando à surdez.

BARULHO
Ruídos excessivos, superiores a 85 decibéis, por longos períodos, como o de máquinas industriais, de música alta, de armas ou de foguetes, podem causar lesão nos nervos de condução do som, o que também é um outro risco à audição.

FONES DE OUVIDO
Por não abafarem os ruídos ao redor, os fones que entram no ouvido prejudicam a audição, pois é preciso aumentar o volume para conseguir ouvir o conteúdo que se deseja.

MEDICAMENTOS
Alguns medicamentos usados no tratamento de doenças sérias, como o câncer, podem prejudicar seriamente as células sensoriais da cóclea no ouvido interno e causar surdez.