Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Tecnologia no tratamento do câncer

O Dia /

15/10/2017


Novo hospital no Méier promete ser referência e terá capacidade para seis mil consultas mensais

O câncer é a segunda causa de morte por doença no Brasil, atrás apenas dos problemas cardiovasculares. E um dos motivos que mais leva o paciente a óbito é a falta ou precariedade no tratamento. Para fazer a diferença e prestar qualidade em assistência, a Fundação do Câncer, criada há 26 anos no Rio, inaugurou o Hospital Fundação do Câncer, em pleno subúrbio, no Méier, com capacidade para realizar cerca de 6 mil consultas por mês. A unidade está em processo de credenciamento no SUS e pretende atender, além dos convênios, pacientes oncológicos da rede pública.

O hospital reúne todas as fases de diagnóstico e tratamento aos adultos com equipamentos de última geração.

“O paciente hoje não consegue resolver a vida dele em um único local. Ele enfrenta uma via-crúcis: faz o diagnóstico aqui, depois vai para o consultório ou posto de saúde ali e isso é muito ruim porque perde tempo de tratamento.

Sem contar que os médicos e assistentes não se falam e não botam o paciente como centro. Quando você faz isso tudo num lugar só, a pessoa ganha em qualidade de vida porque o processo fica muito mais ágil e eficiente”, declarou

o diretor da unidade, o mastologista Carlos Frederico Lima. Com conceito de atendimento humanizado, o prédio de 7.400m², dividido em três andares, é todo decorado nas cores branca e lilás e, pelos corredores, nem de longe parece

um hospital. Na sala de quimioterapia, por exemplo, não há divisórias. O espaço é todo aberto, separado apenas por cortinas. “Fizemos essa estrutura para dar um ar mais leve ao local. Assim o paciente faz o tratamento, conversa com quem está ao lado e se sente mais à vontade”, explicou Lima. Em cada uma das 10 seções, há poltronas, TV com conexão Bluetooth, e espaço para acompanhante. Entre as salas de exame, a de ressonância magnética, tem recursos para deixar o paciente mais confortável. Como o equipamento emite ondas que provocam barulho intenso, a pessoa utiliza um headphone ao som de uma música em ritmo lento, para acalmar. No teto, é projetada a imagem de um céu claro, também para dar sensação de tranquilidade. Na sala ao lado, de tomografia, a tecnologia também predomina. O equipamento ultra moderno faz exames em 30 segundos. “O que mede a qualidade de um tomógrafo é a quantidade de canais.  Nosso aparelho antigo tinha dois e o novo possui 128”,  apontou o diretor.

Radioterapia será lançada em 2018

 Para compor todas as etapas de tratamento, no terreno ao lado do hospital está sendo construída a ala de radioterapia, com equipamentos em 4D (em quatro dimensões), o que garante precisão milimétrica da região a ser tratada. A previsão de inauguração é para o primeiro semestre do ano que vem. Como filantropia é uma das premissas da unidade, neste mês, o hospital lançou uma campanha em apoio ao Outubro Rosa e distribuiu 60 mamografias gratuitas a mulheres acima de 40 anos sem plano de saúde. A ação teve adesão recorde.

Em um dia todas as vagas foram preenchidas. Caso não haja a certificação da unidade pelo SUS, a direção pretende

realizar alguns atendimentos de graça. “Estamos aqui para atender a população e vamos estudar a melhor forma de receber quem não pode arcar com o tratamento”, revelou Carlos Frederico. No combate ao câncer de mama, o equipamento de mamografia da unidade é o que há de mais recente no mercado. O aparelho tem um artefato que permite fazer cortes adicionais no diagnóstico da mama. “Isso aumenta a sensibilidade do exame e lesões que talvez passem despercebidas em um aparelho convencional conseguimos detectar”, destacou o médico.