Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Centro de Queimados do Andaraí corre risco de fechar

Extra /

10/08/2017


RIO — A crise ameaça mais uma unidade de saúde de referência no Rio. O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Federal do Andaraí corre o risco de fechar devido à falta de médicos, segundo o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). Ontem, a entidade chegou a divulgar que o setor havia encerrado o serviço, mas o Ministério da Saúde negou a informação e acrescentou, inclusive, que a unidade está ampliando o atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Cremerj informou que recebeu do chefe do setor de queimados, Roberto Pontes, um comunicado sobre a suspensão de atendimentos e de internações de novos pacientes. “O funcionamento do serviço se tornou inviável devido à falta de médicos plantonistas, por conta da não renovação de contratos temporários, além de aposentadorias”, dizia o texto.

O Centro de Tratamento de Queimados funciona em dois andares do hospital. Uma equipe do GLOBO esteve ontem na unidade e constatou que o setor está aberto, mas funcionários confirmaram que os contratos de prestação de serviço não estão sendo renovados.

De acordo com o Ministério da Saúde, o setor conta, atualmente, com 23 médicos. Em dois dias da semana, porém, segundo o Cremerj, não há profissionais disponíveis no CTQ. A entidade afirma que os profissionais precisam fazer um rodízio para que os 11 pacientes internados não fiquem sem atendimento.

O Ministério da Saúde informou que este ano renovou 304 contratos temporários, o que representa uma reposição de 85% dos profissionais do hospital.