Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Pacientes à espera de um milagre

Extra /

04/07/2017


Falta de médicos no Andaraí fecha enfermaria e deixa sem cirurgia mulheres com câncer

Cinquenta pacientes com câncer de mama aguardam cirurgia para remoção do tumor no Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte, e a demora para a realização dos procedimentos tende a aumentar, de acordo com a Comissão Externa da Câmara dos Deputados. Em inspeção realizada ontem, deputados e representantes do Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) verificaram que a unidade perdeu um mastologista recentemente e outros dois sairão em breve. Com isso, restará um médico especializado para cuidar de todas as pacientes do setor.

Segundo a comissão, a falta de profissionais no Andaraí impacta todos os setores. Uma enfermaria inteira do setor de cardiologia está fechada por falta de profissionais.

Na manhã de ontem, a emergência da unidade foi reaberta. O setor estava fechado, segundo a comissão, desde o início de junho, devido a problemas na rede elétrica. O grupo verificou, no entanto, que esses problemas persistem.

A diretora do hospital, Maria Lúcia Feitosa, disse que a reabertura ocorre após a vistoria do Corpo de Bombeiros:

— Por segurança, tomamos a decisão de reabrir integralmente só depois da visita do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia/RJ à emergência.

Segundo o Ministério da Saúde, o estoque de medicamentos, inclusive os oncológicos, de insumos e de materiais hospitalares está regular no Andaraí.

Vistoriado pela comissão no domingo, o Hospital Federal de Bonsucesso contava com apenas um clínico da emergência. Ontem, como aconteceu nas últimas quatro semanas, apenas o clínico do plantão geral estava de plantão para socorrer pacientes mais graves. O Ministério da Saúde não se manifestou sobre a falta de clínicos na emergência do HFB. A comissão diz que faltam materiais básicos para o atendimento no Andaraí