Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Ministro diz que situação está ‘sob controle’

O Globo /

16/01/2017


BRASÍLIA- O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que a situação da febre amarela silvestre no Brasil é de “alerta” e que a pasta vem monitorando os casos para evitar que o problema se alastre. Por enquanto, o surto está concentrado em pequenas cidades do Leste de Minas Gerais, com 133 casos suspeitos e 38 mortes sob investigação do governo. Segundo o ministro, a febre amarela poderá ser contida se a população, que “não se motivou a vacinar” no passado, agora procurar os postos, sobretudo nos estados em que há recomendação para imunização:

— Temos um alerta. As pessoas devem procurar os postos de vacinação. A recomendação de vacinação em 19 estados é permanente, e as vacinas estão disponíveis. Eventualmente, por não haver uma incidência da febre amarela, a população não se vacinou. Agora, as pessoas estão mobilizadas, e nós garantiremos a vacinação para todos.

Os estados fora da área de recomendação são Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Mesmo assim, as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde em todo o país, segundo o ministro. Barros diz que não recebeu reclamação sobre falta do produto e garantiu “estoques razoáveis”.

Na sua avaliação, o quadro atual está “sob controle” e não pode ser classificado como surto ou epidemia, devido ao número pequeno de casos. Mas o ministro não descarta que outros estados registrem febre amarela. O Espírito Santo, segundo ele, vem sendo acompanhado de perto após o registro de 80 macacos mortos perto da divisa com Minas.

— O Espírito Santo não tem recomendação de vacinação. Vamos monitorar se isso permanece, porque a Zona da Mata está bem ao lado. Nosso sistema de vigilância é muito eficiente. Temos muita velocidade em agir sobre qualquer fato novo — disse.

Duas equipes do Ministério da Saúde foram enviadas a Minas Gerais para investigar os casos suspeitos de febre amarela. Em parceria com o estado e os municípios envolvidos, os técnicos federais estão analisando os registros e estabelecendo medidas de controle, como a vacinação. São 24 municípios mineiros com notificação da doença. Das 38 mortes suspeitas, dez são tratadas como prováveis.

As cidades mineiras com notificações da doença são: Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema, Inhapim, São Domingos das Dores, São Sebastião do Maranhão, Itambacuri, Poté, Setubinha, Água Boa, São Pedro do Suaçuí, Simonésia, Teófilo Otoni, Ipatinga, Alpercata, Ouro Verde de Minas, Itanhomi e Novo Cruzeiro.