Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Sem cadeira de rodas, paciente se arrasta no chão para ir ao banheiro

O Dia /

07/01/2017


Doentes que esperam por cirurgia denunciam situação de abandono em hospital estadual

Rio - “Para lá eu não volto mais. Prefiro morrer a ter que ir para aquele hospital de novo”, disse o caminhoneiro Weliton Muniz, de 41 anos. Internado desde o Natal no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, com ambos os calcanhares quebrados, o paciente teve que se arrastar pelo chão sujo da emergência para ir ao banheiro, por falta de uma cadeira de rodas.

Já em casa após ter sido operado na quinta-feira, depois de denunciar as condições da unidade, Muniz relembra da experiência como uma humilhação. “Estava com muita dor, por isso tomei a atitude drástica de ter que me arrastar até o banheiro, podendo pegar uma doença. Só quero um pouco de dignidade”.

O caminhoneiro reclamou ainda da limpeza do hospital: até baratas correm pelo banheiro. “Uma fossa é mais limpa que aquele lugar”, declarou ele, ao lembrar que suas duas filhas, de 17 e 11 anos, nasceram no hospital. “Costumava ser uma referência. O Pezão afundou tudo”, completou.

Companheiro de ala de Muniz, o MC Rafael Pontes, 24, está há mais de um mês internado com a perna quebrada, sem poder trabalhar. “Faço trufas para vender e estou com o aluguel atrasado. Minhas duas filhas dependem de mim”, lamentou. “É uma falta de respeito. Tem enfermeira que até te xinga se você for pedir remédio. Para conseguir as coisas, tem que ser no grito”, reclamou. O DIA não obteve resposta da Secretaria estadual de Saúde sobre a situação do hospital. A reportagem não conseguiu contato com a OS ISG, que administra a unidade desde 2014.