Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Faltam agentes prisionais e profissionais de Saúde

O Globo /

08/01/2017


Censo penitenciário registra carências; estados temem investir em setor impopular

 

Após os massacres entre detentos no Amazonas, o governo federal aposta na construção de mais presídios para diminuir a superlotação. Mas os estados, com os cofres quebrados e pouca intenção de investir os parcos recursos num setor impopular como a área penitenciária, temem não conseguir manter mais unidades em funcionamento. Com a estrutura atual, faltam agentes prisionais, equipes de saúde e servidores administrativos.

As carências são apontadas no mais recente censo penitenciário nacional do governo federal, que já mostrava uma média de oito presos para cada servidor em atividade de custódia no sistema carcerário brasileiro em dezembro de 2014. O recomendado é no mínimo um profissional para cinco detentos, limite estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão do Ministério da Justiça.

Na área da saúde, a escassez de profissionais é maior. Há um servidor (entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, exceto psiquiatras) para cada 129 presos, segundo o censo. Roraima, palco de mais de 30 mortes semana passada, tem a pior média do país, com um profissional de saúde para 320 detentos.

O mesmo relatório do próprio Ministério da Justiça que levantou os dados alertava: “Construir novas vagas parece ser uma medida relevante, principalmente enquanto existem condenados cumprindo pena irregularmente em cadeias públicas e o sistema se caracterize pela superlotação, mas a criação de novas vagas tem custos econômicos e sociais elevados e parece que expandir o sistema indefinidamente não é possível ou desejável”.

Vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Justiça, Cidadania e Administração Penitenciária (Consej), André Cunha diz que a obtenção de recursos para manter os novos presídios preocupa os estados — sobretudo porque as construções, se seguirem o nível de prioridade prometido pelo governo, devem ficar prontas no prazo de um a dois anos.

— Os gestores que estão construindo ou vão construir estão atentos para as necessidades que terão quando a unidade ficar pronta. É obrigação pensar nisso até para não correr o risco de ficar com um estabelecimento obsoleto — diz Cunha. — Hoje, não há qualquer conforto fiscal para aumentar gastos com servidores. Esperamos que em dois anos as coisas mudem.

O próximo passo dos secretários da área penitenciária será pleitear mudanças nas regras para novos repasses. Eles já haviam conseguido uma vitória com o repasse, no fim do ano passado, de parte da verba contingenciada no Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo medida provisória editada em dezembro, o limite para repasses obrigatórios, sem necessidade de convênios, cairá de 75% do Funpen este ano para apenas 10% de 2020 em diante.

— Essa previsão de repasse decrescente nos preocupa muito. Talvez tenhamos de revisar mudanças nessa parte da medida provisória — diz Cunha. (Renata Mariz)