Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Suítes do Miguel Couto, enfim, serão utilizadas

O Globo /

09/01/2017


Secretário de Saúde ordena a abertura de três quartos VIPs preparados para a Olimpíada

 

Três quartos especiais — com piso de granito, banheiros privativos e TVs de LCD — que foram construídos no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, sob o pretexto de receber pacientes no período da Olimpíada finalmente deverão ser utilizados. As suítes, que sequer foram inauguradas, serão usadas para o atendimento de pessoas que estão na fila de exames de endoscopia e colonoscopia. De acordo com uma reportagem publicada em julho do ano passado pelo GLOBO, o Ministério Público estadual constatou que, apesar de estarem prontos desde maio, os quartos se encontravam “escondidos” atrás de tapumes e não apareciam na lista da central de regulação de vagas. Na porta de cada um, um detalhe chamava a atenção: a palavra “leito” aparecia escrita em inglês (“bed”).

No ranking dos procedimentos mais requisitados na rede pública municipal, a endoscopia ocupa o segundo lugar, com 4.279 pessoas à espera do exame. Os serviços de colonoscopia estão na quinta posição, com 1.607 pedidos. O secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos, que recebeu do prefeito eleito Marcelo Crivella a missão de reduzir as filas do Sistema de Regulação (Sisreg), visitou ontem o Miguel Couto e conversou com o diretor do hospital, Cristiano Chame. Ele determinou que os quartos especiais sejam colocados logo à disposição da população.

Segundo o secretário, com a realização de exames de endoscopia e colonoscopia nos novos espaços, um dos centros cirúrgicos do Miguel Couto, usado todas as quartas-feiras para esses procedimentos, poderá ser liberado para outros tipos de atendimento. Pelos cálculos de Carlos Eduardo, o hospital conseguirá fazer cerca de cem cirurgias a mais por mês.

— Nossa meta é diminuir as filas do Sisreg (para exames e consultas), principalmente a de pessoas que esperam cirurgias. As suítes do Miguel Couto estão novas, sem uso. A ideia é gerenciar esses leitos fazendo com que, à medida que a fila dos exames e consultas ande, os pacientes com necessidade de operação possam ser atendidos mais rapidamente, desafogando o Sisreg. Temos que cuidar da população com dignidade — afirmou o secretário municipal de Saúde.