Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Todas as mentiras sobre gripe

Extra / Bem Viver

07/05/2013


Especialistas desmentem os efeitos das receitas caseiras e que frio cause a doença

Roberta Hoertel
roberta.hoertel@extra.inf.br

A combinação roupa molhada pela chuva, vento forte, trem e ônibus com ar-condicionado forte fez com que a empregada doméstica Darci Gonçalves chegasse ontem ao trabalho preocupada com a possibilidade de pegar uma gripe. Correu para se aquecer e trocar de roupa. Mas, segundo médicos, não há o que temer: vento e frio não fazem uma pessoa gripar.
—Às vezes, a pessoa está em um ambiente frio e espirra, que é um reflexo do organismo ao ar frio. Quando fica gripada, logo associa àquilo. Mas não tem nada a ver com a contração da gripe — explica o coordenador do comitê de influenza da Sociedade Brasileira de Infectologia, Eurico Arruda.
A coordenadora da emergência do Hospital Balbino explica que a gripe só é contraída quando o organismo entra em contato com o vírus influenza. E derruba ainda outros mitos. As famosas receitas caseiras naturais não resolvem em nada o problema da gripe.
—Elas fortalecem o organismo por serem alimentos saudáveis, mas não influenciam na doença. O vírus só é eliminado com o tempo, não há o que fazer — explica.
A prevenção, entretanto, já tem seus caminhos. Segundo os médicos, embora não seja preciso evitar ambientes refrigerados e alimentos gelados, há formas de prevenir a doença.
— Nesta época do ano, as pessoas ficam muito aglomeradas, em ambientes fecha dos. É isso que colabora para a contaminação — diz a médica, ressaltando que é importante lavar as mãos com frequência e permitir a circulação de ar no ambiente. S

5 MITOS E VERDADES

Quando o assunto é gripe, a lista de soluções que prometem milagres é extensa. Mas os médicos afirmam: tudo não passa de mito. E, entre tantas balelas , há apenas três verdades que previnem o contágio: Lavar as mãos, arejar o ambiente, vacinação (nos postos de saúde, até sexta).Para curar a doença, apenas cama e tempo.

Mito

Mel, limão, alho, canja - Presente s em dezenas de receitas caseiras , prometem ajudar a curar gripes e resfriados.
Ar- condicionado -É considerado um dos maiores vilões. O ar-condicionado poderia agravar a gripe.
Sorvete e água gelada -Tomar gelado piora a gripe e o resfriado, principalmente nos dias mais frios.
Vitamina C -"Gripe? Vitamina C e cama". É certeira a afirmação quando se descobre estar com gripe.
Corpo molhado - Pegar chuva e ficar com a roupa molhada no corpo acaba sempre em gripe e resfriado.


Verdade

Mel, limão, alho, canja -Segundo os médicos , os alimentos são aliados do corpo, apenas para sua nutrição. Eles ajudam a manter o organismo forte para enfrentar a doença, mas não têm influência na evolução da doença.
Ar- condicionado -O ar-condicionado pode ressecar as vias respiratórias , mas não irá fazer a doença piorar nem melhorar. Se o paciente já estiver acostumado a dormir com o ar, não é necessário mudar a rotina.
Sorvete e água gelada -A gripe é causada por um vírus . A temperatura do corpo ou dos alimentos ingeridos não melhora nem piora a doença
Vitamina C - Segundo Eurico Arruda, a vitamina C não cura nem previne a gripe. A necessidade de vitamina C já é suprida com a alimentação. O uso de suplementos é necessário apenas quando há deficiência. O excesso é eliminado pela urina.
Corpo molhado -Apesar de não ser bom ficar com o corpo molhado, isso não influencia no contágio. A gripe só é contraída quando o corpo entra em contato com o vírus . Ficar molhado pode apenas baixar as defesas do organismo.